//

Hidrovia Paraná Paraguai se mostra inviável economicamente no trecho brasileiro, mais especificamente no Pantanal

2 minutos de leitura
Na seca dos últimos anos, em alguns trechos do rio Paraguai era possível atravessar a pé Imagem: Alíria Aristides/acervo Ecoa

Por falta de água Hidrovia Paraná Paraguai se mostra inviável no trecho brasileiro, mais especificamente no Pantanal.
– Nos últimos 5 anos em 75% do tempo não se teve condições de navegação. O rio Paraguai é rio que drena o Pantanal. Seu nível atual não permite o carregamento total das barcaças com minério de ferro de Corumbá (MS). Em situações de normalidade cada barcaça é carregada com 3 mil toneladas, formando comboios com 16 a 20 barcaças que seguem para a Argentina. Atualmente cada barcaça poderia ser carregada com 1 mil toneladas, o que não é economicamente viável.
O site Midiamax publicou declaração do gerente do terminal portuário Odfjell em Ladário (MS), Eliseu Carreiro, de que o atual cenário do rio Paraguai é o pior de todos os tempos. O terminal está exporta em 2024 apenas 10% do volume de 2023.
Levantamento feito pela Ecoa mostra que dos últimos 5 anos o rio ficou sem condições de navegação por 31 meses. Tal calculo toma por base a régua medidora do nível em Ladário (MS). Para se ter condições de navegação normais ela deve mostrar pelo menos 1,4 metros, medida observada no último dia 3 de maio. O nível máximo de 2024 foi 1,47 nos dias 5 e 6 de maio e durante o ano o rio esteve abaixo de 1,40 em 117 dias, ou seja mais de 75% do tempo sem condições de navegação.

Saiba mais: Motivos para não se construir uma hidrovia no Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.