/

The Guardian, uma das mais respeitadas publicações do mundo, afirma que o plano do governo do Brasil para o Pantanal é uma grande ameaça

2 minutos de leitura
Foto: Fernanda Cano - Acervo Ecoa.

De acordo com matéria recente publicada pelo The Guardian “‘Losing Noah’s Ark’: Brazil’s plan to turn the Pantanal into waterway threatens world’s biggest wetland”, o Pantanal sofre grandes riscos com o projeto da Hidrovia Paraná Paraguai (HPP). O bioma é responsável por abrigar milhares de espécies de animais e plantas, além de ser um importante agente para absorção de CO₂ da atmosfera.

O clima do Pantanal é fortemente influenciado pela evaporação das suas águas e pela formação de nuvens. Se houver uma diminuição nas áreas alagadas, o clima da região sofrerá impactos negativos, que seriam agravados pelas alterações climáticas. Isso pode resultar em períodos prolongados de seca, temperaturas extremas e chuvas intensas em intervalos curtos, aumentando assim o risco de incêndios nas planícies.

Além disso, as previsões apontam que o Rio Paraguai enfrenta vulnerabilidades em relação às mudanças climáticas, com possibilidade de redução nos níveis de água, o que comprometeria a navegação de grandes barcaças.

Em resposta ao artigo do The Guardian, o Ministério de Portos e Aeroportos disse que as preocupações levantadas sobre danos ambientais eram “opiniões” sem “elementos científicos para apoiá-las”, e que um debate para cada projeto seria realizado.

A opinião da Ecoa

Alcides Faria, biólogo e diretor da Ecoa, com várias publicações sobre a Hidrovia Paraná Paraguai, considera a declaração do ministro uma mostra de total desconhecimento do Brasil e, menos ainda, sobre o Pantanal. Dezenas de trabalhos foram publicados sobre os danos do empreendimento e falhas em análises governamentais, ao clicar aqui você pode conferir o documento elaborado pelo diretor da Ecoa sobre o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de rodovias) preparado a mando do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)