//

Ecoa defende rios livres no Pantanal em evento internacional de conservação

2 minutos de leitura
Ecoa defende rios livres no Pantanal em evento internacional de conservação

Rios de curso livre no Pantanal foram o tema da apresentação de Fernanda Cano, especialista da Ecoa, no Foro Sudamericano de Conservación da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

O evento, realizado entre os dias 14 e 18 de outubro em Santa Marta, Colômbia, reuniu instituições membros, representantes das comissões e conselhos regionais da UICN. A Ecoa é membro da UICN desde 2006.

Durante o painel “Surcando Ríos: Experiencias de Protección en América del Sur”, Cano apresentou as ações bem-sucedidas da Ecoa na proteção do Pantanal brasileiro contra represas nos rios Cabaçal e Cuiabá, além da cachoeira Água Branca. Entre os principais pontos de sua apresentação, ela destacou as consequências ambientais e socioeconômicas dos novos projetos de represas previstos na bacia do rio Paraguai — áreas coincidentes com locais de reprodução de peixes — e a importância de fortalecer os Comitês de Bacia da região para uma gestão equitativa das águas.

Em 2021, o problema das represas na Bacia do Alto Paraguai e no Pantanal já havia sido tema de uma moção escrita pela Ecoa, em colaboração com a WWF-Brasil, aprovada no congresso da UICN em Marselha, França.

Para 2024, a Ecoa também contribuiu com a discussão e proposição de uma moção inédita sobre manejo integrado do fogo.

O próximo encontro da UICN está previsto para 2025, nos Emirados Árabes.

Ecoa defende rios livres no Pantanal em evento internacional de conservação Ecoa defende rios livres no Pantanal em evento internacional de conservação Ecoa defende rios livres no Pantanal em evento internacional de conservação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Ecologia do baru

Publicado originalmente dia 05/07/2022. Árvore do Cerrado, o baru participa de diversas interações ecológicas. A espécie frutifica