Especialistas nacionais e internacionais estiveram reunidos no Pantanal, em Corumbá (MS), para debater estratégias para evitar incêndios. O debate ocorreu durante uma oficina promovida pela Paisagem Modelo Pantanal e Bosque Modelo Chiquitano (Bolívia).
O evento reuniu representantes de instituições dos dois países e também da Costa Rica, com membros da Rede Latino-americana de Bosques Modelo.
Para André Siqueira, oportunidades como essa possibilitam que “criem um pacote de informações, de decisões, de como aquela determinada região [onde há incêndios florestais] deveria atuar”.
Julieta Valverde, responsável pela Dirección de Recursos Naturales do Governo de Santa Cruz na Bolívia, ressaltou a importância do evento para planejar ações entre os dois países. “Agradecemos o apoio da FCBC (Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano) e da Ecoa para a realização desse evento onde estamos identificando pontos de convergência de ações que podem apoiar na implementação de componentes relacionados com a redução de incêndios transfronteiriços.”
Para Jenny Flores da FCBC, representante do Bosque Modelo Chiquitano, valorizou o intercâmbio entre as instituições. “Esperamos poder continuar trocando experiências e informações, sobretudo no limite dos Bosques Modelo, em ações preventivas aos incêndios florestais”.
Além do Bosque Chiquitano, o evento foi realizado em parceria com o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que realizou um levantamento de informações em parceria com as brigadas voluntárias.
O apoio foi da Paisagem Modelo Pantanal, Serviço Florestal Canadense, Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e GEF (Global Environmental Facility).
A iniciativa integrou as ações de Comissão de Governança do Fogo, coordenada por André Luiz Siqueira, diretor da Ecoa, e Cynthia Barrantes do Bosque Modelo Chorotega, na Costa Rica. Essa comissão foi criada após o Encontro da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo, realizado no ano passado no Peru. Na ocasião, também foi formada a Comissão de Ciência, com a participação de André Valle Nunes, diretor da Ecoa e coordenador da Paisagem Modelo Pantanal.
Paisagem Modelo Pantanal
Paisagem Modelo Pantanal representa um processo colaborativo que une uma variedade de pessoas e grupos para concretizar uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável em uma área de 76.000 hectares na borda oeste de Mato Grosso do Sul.