//

Pantanal, com o fim do La Niña e a chegada da Fase Neutra no Pacífico, quais cenários devem ser considerados?

4 minutos de leitura
Alcides Faria, diretor da Ecoa.
  • Secas anteriores coincidiram com a Fase Neutra no Pacífico;
  • Assista ao vídeo com imagens de satélite preparado por Fernanda Cano;
  • Veja ao final as recomendações da Ecoa.

O fim do La Niña e a chegada da Fase Neutra nas águas do Pacífico já foram estabelecidas, segundo o site Metsul, uma das melhores referencias em previsões climáticas do País. Na próxima semana o Climate Prediction Center (CPC), da National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos, deve divulgar o boletim mensal mostrando a condição de neutralidade entre El Niño e La Niña.

Na Ecoa temos extrema preocupação com esse quadro por termos detectado coincidências entre a Fase Neutra e as grandes secas no Pantanal, a exemplo da prolongada seca da década de 60 do século passado, quando 63% do tempo prevaleceu a Fase Neutra. Na história recente essa fase coincidiu com as secas de 2020 e 2024, quadro que facilita os grandes incêndios.

Na transição 2024 – 2025 tivemos, de maneira geral, na Bacia do Alto Paraguai, onde está o Pantanal, chuvas intensas nas sub-bacias da parte norte, levando a ocupação do território pela água. A baixa precipitação prevaleceu na parte sul, não ocorrendo ocupação da planície por inundação até agora. A água do norte caminha lentamente para o sul, mas ainda não temos possibilidade de previsão sobre o quanto território será tomado. Trabalhamos sempre com a condição de ‘mais território inundado, menor probabilidade de fogo na planície’.

Nossas recomendações para instituições federais, estaduais, brigadas comunitárias, comunidades e fazendeiros, a partir dos elementos disponíveis, são as seguintes:

– Trabalhar com o cenário de que no Pantanal se estabeleça novamente um período de seca até mesmo precocemente em 2025;

– Priorizar (por hora) a planície pantaneira na parte sul, região de Corumbá/Miranda/Porto Murtinho;

– Fazer o trabalho de prevenção com comunidades e suas brigadas e fazendeiros com suporte técnico para a queima prescrita;

– Elaborar planos de proteção para comunidades e as unidades de conservação, a exemplo do que foi feito em 2024 com a área de Proteção Ambiental Baia Negra, a única unidade de conservação que não foi incendiada.

Leia mais em: No Pantanal, as secas severas têm relação com as temperaturas das águas do Pacífico?

Leia mais em: Secas no Pantanal: indicações de relação com a Fase Neutra, entre o El Niño e La Niña

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.