//

Brigada comunitária se antecipa aos incêndios e protege o Pantanal em Corumbá (MS)

3 minutos de leitura
Vera Lúcia Batista, líder da brigada São Gabriel, em trecho de entrevista ao Bom dia MS exibido no dia 01/07/2025.

No Assentamento Rural São Gabriel, em Corumbá (MS), moradores se organizam para proteger o Pantanal de incêndios florestais. A brigada comunitária local já iniciou a construção de aceiros e reforça o papel essencial da mobilização voluntária na defesa do bioma.

Com foco na prevenção, o grupo construiu aceiros — faixas de terra sem vegetação que funcionam como barreiras físicas — para evitar que focos de fogo se alastrem e atinjam a vegetação nativa. A execução foi em parceria com o Prevfogo/ Ibama.

A ação foi destaque na edição de ontem do jornal Bom Dia MS da TV Morena. “Quando o fogo é pequeno, é fácil de combater, mas depois que ele cresce, já fica difícil”, destacou o brigadista Jone Pinheiro à reportagem.

Jone Pinheiro, brigadista do Assentamento São Gabriel, em entrevista ao Bom dia MS exibido no dia 01/07/2025.

A líder da brigada, Vera Lúcia Batista, ressaltou a importância do trabalho em equipe e da organização voluntária. “Se a gente cuidar do nosso território, dos nossos lotes, dos nossos vizinhos, é uma coisa muito importante. Antigamente só tinha queima; a gente não tinha uma brigada. Hoje temos, e damos valor a isso.”

A mobilização da comunidade é essencial para a proteção do bioma, especialmente em períodos de seca prolongada, quando o risco de incêndios é maior. A atuação da brigada reforça a relevância das ações locais na preservação do meio ambiente e na redução dos danos causados pelo fogo.

Brigada comunitária São Gabriel

A brigada comunitária São Gabriel foi formada em 2023 como parte das ações do projeto RESTAURaación, na Paisagem Modelo Pantanal, executado pela Ecoa com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

No ano passado, os brigadistas entraram no combate direto às chamas no Pantanal. Eles identificaram e apagaram focos iniciais que surgiram às margens da rodovia BR-262, impedindo que se tornassem um incêndio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)