//

Brigada comunitária se antecipa aos incêndios e protege o Pantanal em Corumbá (MS)

3 minutos de leitura
Vera Lúcia Batista, líder da brigada São Gabriel, em trecho de entrevista ao Bom dia MS exibido no dia 01/07/2025.

No Assentamento Rural São Gabriel, em Corumbá (MS), moradores se organizam para proteger o Pantanal de incêndios florestais. A brigada comunitária local já iniciou a construção de aceiros e reforça o papel essencial da mobilização voluntária na defesa do bioma.

Com foco na prevenção, o grupo construiu aceiros — faixas de terra sem vegetação que funcionam como barreiras físicas — para evitar que focos de fogo se alastrem e atinjam a vegetação nativa. A execução foi em parceria com o Prevfogo/ Ibama.

A ação foi destaque na edição de ontem do jornal Bom Dia MS da TV Morena. “Quando o fogo é pequeno, é fácil de combater, mas depois que ele cresce, já fica difícil”, destacou o brigadista Jone Pinheiro à reportagem.

Jone Pinheiro, brigadista do Assentamento São Gabriel, em entrevista ao Bom dia MS exibido no dia 01/07/2025.

A líder da brigada, Vera Lúcia Batista, ressaltou a importância do trabalho em equipe e da organização voluntária. “Se a gente cuidar do nosso território, dos nossos lotes, dos nossos vizinhos, é uma coisa muito importante. Antigamente só tinha queima; a gente não tinha uma brigada. Hoje temos, e damos valor a isso.”

A mobilização da comunidade é essencial para a proteção do bioma, especialmente em períodos de seca prolongada, quando o risco de incêndios é maior. A atuação da brigada reforça a relevância das ações locais na preservação do meio ambiente e na redução dos danos causados pelo fogo.

Brigada comunitária São Gabriel

A brigada comunitária São Gabriel foi formada em 2023 como parte das ações do projeto RESTAURaación, na Paisagem Modelo Pantanal, executado pela Ecoa com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

No ano passado, os brigadistas entraram no combate direto às chamas no Pantanal. Eles identificaram e apagaram focos iniciais que surgiram às margens da rodovia BR-262, impedindo que se tornassem um incêndio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog