///

Paisagem Modelo Pantanal: região estratégica para conservação

4 minutos de leitura
Dona Maria é moradora da Área de Proteção Ambiental Baía Negra (Foto: Victor Hugo Sanches)

A Paisagem Modelo é uma plataforma de governança que busca a integração de diferentes agentes para a resolução de problemas. A primeira Paisagem Modelo do Pantanal está localizada na borda oeste da planície.

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción, que é desenvolvido com o apoio do Serviço Florestal Canadense e conta com uma equipe multidisciplinar. O intuito do projeto é consolidar a Paisagem Modelo e fortalecer o sistema de governança. O Biólogo e parte da equipe do projeto Restauracción, Rafael Chiaravalloti explica que na região da Paisagem Modelo Pantanal estão presentes diferentes ecossistemas que variam de áreas inundáveis até campos de altitude.  

Mas por que exatamente esta região, dentre todo o Pantanal, foi selecionada? Continue lendo para obter a resposta.  

 

Área Paisagem Modelo Pantanal

 

 A área da Paisagem Modelo Pantanal é estratégica por ser prioritária para a conservação da biodiversidade, segundo o coordenador no projeto André Nunes. Na região existem espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção. Além disso a extensão da Paisagem Modelo Pantanal é ocupada por diferentes atores que se relacionam com o ambiente de acordo com suas atividades econômicas. Como relata Rafael Chiaravalloti, na área há “comunidades tradicionais e mineradoras vivendo lado a lado”. 

Leia também: o que é Paisagem Modelo

André Nunes ressalta que “é importante frisar que nós temos populações tradicionais, que usam recursos naturais, até empresas que utilizam recursos naturais não renováveis, como é o caso da mineração que temos na região. Ou seja, é uma região com uma elevada sociobiodiversidade”.  

 

Produtos da sociobiodiversidade, como laranjinha-de-pau, jaracatiá e bocaiuva, são trabalhados pelas comunidades dentro da área da Paisagem Modelo Pantanal

 

Por fim a escolha da área é estratégica por estar próxima ao Bosque Modelo Chiquitano, na Bolívia. Essa proximidade abre portas para futuras ações entre os dois bosques. Tal possibilidade auxilia para o cumprimento de um dos princípios do Bosque Modelo: intercâmbio de conhecimento. “Essa união pode ajudar na conservação da biodiversidade, como perdurar o uso de recursos naturais pelos atores que residem nas duas paisagens”, afirma André Nunes.  

 

Leia também: Ecoa lidera processo de criação do primeiro Bosque Modelo no Pantanal

 

Projeto Restauracción

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal, fortalecer seu sistema de governança e intensificar as atividades de restauração na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), que acontecem no âmbito do projeto ‘Restauração estratégica e participativa no Pantanal’A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense e suas ações acontecem ao longo do primeiro semestre de 2023. As atividades do projeto também são realizadas com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Smithsonian Conservation Biology Institute e Imperial College London. 

 

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog