André Siqueira, diretor da Ecoa, confirma desde Corumbá (MS) uma boa notícia: confira aqui.

1 min de leitura

A confirmação de André Siqueira sobre a inundação entre Miranda e Corumbá (MS) é realmente uma boa notícia para o Pantanal. O nível do rio Paraguai em Ladário (MS), marcando 3,24 metros em 3 de julho de 2025, representa uma recuperação significativa em relação aos 0,92 metros registrados na mesma data em 2024, ano da maior seca já registrada. Os dados são da Marinha do Brasil.
Apesar da melhora, o alerta permanece. A chamada Fase Neutra no Pacífico, que está em curso, tem histórico de associação com secas severas e incêndios de grandes proporções no Pantanal. Especialistas apontam que, mesmo com a inundação atual, é essencial manter ações preventivas e monitoramento constante, especialmente entre julho e setembro, quando o risco de fogo costuma aumentar.

(Texto ajustado com IA)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)