Imagens do satélite Copernicus do dia 14/07/2025 mostram estresse hídrico na vegetação em partes do Pantanal, principalmente em sua porção leste. Tal quadro aumenta a probabilidade de incêndios, caso o período seco atual se prolongue pelos próximos meses.
Nas imagens a seguir, o vermelho-alaranjado indica que a vegetação apresenta condições de estresse hídrico, enquanto as partes mais escuras, em azul, indicam algum grau de umidade.

Para a pesquisadora da Ecoa, Fernanda Cano, “a combinação de estresse hídrico com os fatores de baixa umidade e altas temperaturas, torna-se um cenário preocupante para o Pantanal nos próximos meses”.
A partir do fim de 2024, as águas das chuvas intensas nas sub-bacias do rio Paraguai trouxeram inundação a grande parte da planície pantaneira — quadro que agora se reverte com a chegada da seca.
As análises da Ecoa indicam a necessidade de preparação intensiva para a prevenção de incêndios por parte dos órgãos públicos, das brigadas comunitárias e dos proprietários rurais.