Por solicitação de dona Catarina Guató, alteramos a matéria que publicamos sobre a entrega de abaixo-assinado a Marina Silva. Dona Catarina argumenta que, na audiência com Marina Silva, quando foi entregue o abaixo-assinado solicitando a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do São Lourenço, ela estava acompanhada de várias outras lideranças, representantes de 90% dos moradores. A seguir, apresentamos os moradores da Barra do São Lourenço e do Porto Amolar que participaram da Missão Pantanal, que aconteceu dia 24/07:
Catarina Guató – Líder indígena Guató, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fundadora da Associação Renascer (Associação de Mulheres Artesãs da Comunidade da Barra do São Lourenço). Guardiã do Pantanal, compartilhou com as mulheres da comunidade o saber ancestral do artesanato com aguapé, fortalecendo cultura, renda e identidade.
Ivan Junior da Silva – Jovem atuante que se soma às históricas lutas da Barra do São Lourenço. Busca políticas públicas, melhorias e visibilidade para sua comunidade.
José (Zé) Catarino de Souza – Um dos maiores representantes dos pescadores artesanais do Pantanal e da Barra do São Lourenço. Nascido e criado na comunidade, é uma presença constante e referência de respeito na região. Esposo de dona Joana, a primeira líder comunitária da região, lutando juntos por espaço e políticas públicas.
Eliane Aires – Pescadora, artesã, presidente da Renascer. Representa o Pantanal no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e é uma das vozes de liderança na comunidade.
Luiz Antonio da Silva – Filho de dona Enaurina, ribeirinha do Chané, e de Luiz de Guató, um dos guardiões da Serra do Amolar. No Porto Chané, mantém viva a memória e a luta dos pais pela proteção do bioma e por dignidade à comunidade local.
Marivania Souza – Artesã, nascida e criada na Barra do São Lourenço. Carrega os saberes da terra e do artesanato local.
Tila Maria da Silva – Moradora da região do Binega, pertence ao núcleo familiar de dona Joana, uma das grandes lideranças da região. Dá continuidade à luta pelos direitos e pela qualidade de vida do território.
Nilson da Conceição – Também do Binega, caminha ao lado de sua esposa Tila na defesa do território e na busca por políticas públicas que garantem melhores condições à população local.
Roberto Carlos (Beto) de Arruda – Pantaneiro e dono de uma pequena pousada de turismo de base comunitária. Atua no ecoturismo, é brigadista comunitário e uma figura de referência na Serra do Amolar.
Rosevani Nogales – Jovem empreendedora do Porto Amolar, atua no turismo de base comunitária. Participa ativamente de discussões sobre a escola da Barra do São Lourenço, como currículo, alimentação escolar e o bem-estar dos alunos.
Severo Xavier – Ancião da Barra do São Lourenço, nascido e criado na região. Pescador artesanal, é uma das principais referências da comunidade, especialmente para os mais jovens.
Vanderlei (Wando) Aires – Nascido e criado na Barra do São Lourenço, é um dos seus guardiões. Esta será sua primeira viagem para fora do território, motivada pela força das pautas que representa.
A Missão Pantanal teve os seguintes pontos na agenda:
- Presença de onças nas imediações das comunidades, o que indica a necessidade de planos de proteção e investigações sobre as causas dessa mudança de comportamento;
- Apoio permanente para as Brigadas Voluntárias Comunitárias e o seu fortalecimento;
- Entrega de abaixo-assinado firmado por 90% de moradores da comunidade (74 assinaturas), solicitando a criação de uma Unidade de Conservação para proteger seu território tradicional, sua biodiversidade e seus meios de sobrevivência;
- Reforçar a importância da pesca artesanal profissional para a subsistência das famílias que vivem na calha do rio Paraguai.