As organizações Ecoa e IPEDI (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) reuniram-se no último sábado (07) para discutir planejamentos e estruturação do roteiro de conteúdo para o projeto “Lendas, causos e contos: um resgate das histórias dos povos do Pantanal e Indígenas do Cerrado”, financiado pela BrazilFoundation.
O encontro reuniu a coordenadora do projeto Patrícia Zerlotti (via Ecoa), a voluntária Vanessa Spacki e Denise Silva, que coordena a ação por meio do IPEDI. A proposta do arranjo colaborativo terá como base a experiência das instituições e a busca pelo aprimoramento das metodologias de trabalhos com os professores, promovendo um intercâmbio e produzindo um processo virtuoso e intercultural entre os professores, alunos e comunidades. Tal prática também permite a revitalização da cultura tradicional dos povos Terena e ribeirinhos pantaneiros.
As instituições parceiras trabalham com processos de capacitação com professores que atendem populações indígenas e comunidades tradicionais, tendo como públicos beneficiados finais crianças e pré-adolescentes de escolas nos municípios de Miranda e Corumbá (MS).
Cada grupo traz uma história de sobrevivência e uma relação própria com ambiente, neste sentido, muitas das lendas e histórias têm papel relevante de preservação ambiental. A proposta é que ao final as crianças compreendam, valorizem e revivam esses conhecimentos tradicionais; se apropriem de conhecimentos importantes de preservação do meio onde vivem, assim como da diversidade dos povos do Pantanal.