Foi o objetivo do trabalho na III Etapa de Projeto Piloto de produção de mel
Com o objetivo de avaliar a implementação e a saúde das colmeias, considerando que o inverno bate à porta e que é neste período que as abelhas ficam mais fragilizados, uma equipe visitou a comunidade do São Francisco, no município de Corumbá, MS, para cumprir com a terceira etapa do processo de capacitação das famílias.
Leia também: Comunidades do Pantanal preparam-se para produção de mel
O pesquisador Vanderlei dos Reis, da Embrapa Pantanal, um dos responsáveis pela preparação das famílias, chama a atenção sobre a importância do bom manejo para que os animais se fortaleçam e tenham capacidade de entrar na primeira florada com uma boa produção. Além de Vanderlei participou da viagem o presidente da Federação de Apicultores e Meliponicultores de MS (FEAM), Gustavo Bijos.
Para a Ecoa esse é um projeto piloto que espera irradiar-se para outras comunidades. Dois proprietários de terras próximas do S. Francisco se interessaram em participar e devem integrar-se gradativamente ao trabalho. O presidente da Ecoa, André Siqueira, participou da viagem e gostou muito do que viu. Já estão instaladas 12 colmeias e as técnicas estão sendo rigorosamente aplicadas pelos moradores. Registrou que começaram a produzir suas próprias caixas para acomodar as grandes “trabalhadoras” do mel.
Projeto: “Fortalecimento, empreendedorismo e sustentabilidade da atividade apícola na comunidade do São Francisco no Pantanal Sul Mato-Grossense”, apoiado pelo Fundo de Apoio Socioambiental CASA. Conta com o apoio da Embrapa, da Federação de Apicultores e Meliponicultores de MS e da Ecoa. A outra etapa, com uma nova viagem, se dará no início da primavera e aí se espera que tudo sejam flores!
Saiba mais acessando: “Comunidade São Francisco prepara colmeias para produção de mel“