/

Abelhas no combate ao câncer

2 minutos de leitura
abelha no combate ao câncer
Apis mellifera visitando flor. Foto: Iasmim Amiden

Veneno de abelha foi utilizado para atingir e matar células cancerígenas em estudo que poder ser um caminho promissor na pesquisa no combate ao câncer. A recente descoberta pode modificar o tratamento ao câncer.  

Pesquisadores do Instituto Perkins de Pesquisa Médica, na Austrália Ocidental, testaram o veneno de mais de 300 abelhas. O veneno foi utilizado contra dois tipos agressivos de câncer de mama e se mostrou promissor. O composto ativo no veneno destruiu as células do câncer de mama em apenas uma hora, deixando outra células ilesas. 

Se gostou da apis mellifera no combate ao câncer, leia também: Como brasileiro criou ‘abelhas assassinas’ por acidente e revolucionou a apicultura

Estudo utiliza a Apis mellifera, a abelha europeia, para combater o câncer de mama. O objetivo da pesquisa é compreender melhor as especificidades moleculares do veneno da abelha contra células cancerígenas. A compreensão dessas especificidades será base para o desenvolvimento e aprimoramento de tratamentos. 

O estudo se concentra na melitina, componente ativo do veneno da abelha e que compõe metade do peso seco do veneno. As propriedades anfipáticas desse componente ativo permite que ele interaja com fosfolipídios presentes na bicamada da membrana e isso resulta na morte da célula.  

Leia também: Vamos falar sobre apicultura sustentável?

Cientistas também descobriram que a associação da melitina com drogas quimioterápicas potencializa a capacidade das terapias de se infiltrar nas células cancerígenas, pois facilita a formação de poros na membrana das células. Embora a fase experimental do estudo tenha sido conduzida em um ambiente controlado de laboratório, a descoberta é promissora.  

Ainda assim especialistas estão cautelosamente otimistas. Mesmo sendo um estudo inovador é necessário cautela, pois nem todos os sucessos em laboratório se tornam tratamentos viáveis.   

 

Leia o estudo completo aqui

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog