//

Aeronave da FAB ultrapassa a marca de 200 mil litros de água lançados sobre as queimadas no Pantanal

2 minutos de leitura
KC-390 Millennium durante abastecimento; aeronave transporta até 12 mil litros de água a cada voo (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com informações da Agência Força Aérea

Desde o dia 28 de junho, as Brigadas Comunitárias Voluntárias e o Corpo de Bombeiros recebem um apoio valioso no enfrentamento às chamas no Pantanal; apoio este que vem diretamente dos ares. Trata-se da aeronave de transporte KC-390 Millennium, cedida pela FAB (Força Aérea Brasileira) e operada pelo Esquadrão Zeus, do 1º GTT (Primeiro Grupo de Transporte de Tropa), sediado na Base Aérea de Anápolis (GO). Em apenas uma semana, as operações que utilizaram o cargueiro e que ocorrem sob coordenação do Comando Conjunto Pantanal II ultrapassaram a marca de 200 mil litros despejados no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, onde se concentra a maior parte dos incêndios.

O suporte é possível graças ao Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que está instalado no compartimento de cargas do transportador. O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião e descarrega até 12 mil litros de água em poucos segundos sobre áreas de incêndios. De acordo com o Major Aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal sul-mato-grossense, esta é a primeira vez que a FAB opera o MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. “Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que hoje pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, destaca.

Em um vídeo publicado no canal da Força Aérea Brasileira, os militares explicam em detalhes como é a operação do equipamento:

Nos dias de incêndios mais intensos, o avião KC-390 realiza várias decolagens. O reabastecimento, que pode ser feito com água pura ou adicionando agentes químicos retardantes, dura cerca de 40 minutos; a rapidez no processo permitiu, por exemplo, que fossem realizados quatro voos na última sexta-feira (5).

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog