//

A Ecoa e o combate aos incêndios no Pantanal

1 min de leitura

Desde o seu surgimento, a Ecoa trabalha no Pantanal, com pesquisa, com organização social, com defesa da biodiversidade e monitorando grandes obras de infraestrutura e seus impactos.

A organização começou a se preocupar com as queimadas no Pantanal a partir de 2000, quando foi iniciada a campanha “Queimada mata!” e, a partir de 2006, começou a articular a formação de brigadas comunitárias voluntárias, com o intuito de educação ambiental, para que todos se conscientizassem de como o fogo é prejudicial e para que os grupos formados estivessem na linha de frente do combate aos incêndios.

De 2006 para cá, foram formadas 17 brigadas comunitárias com o apoio da Ecoa, totalizando 125 pessoas treinadas para combater o fogo no Pantanal.

O diretor executivo da Ecoa, Alcides Faria, gravou um depoimento a respeito do esforço da organização no combate aos incêndios no Pantanal. Assista:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.