//

População identifica-se com Queimada Mata!

4 minutos de leitura

A campanha Queimada Mata mobilizou a região central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no sábado (28 de junho). Mais uma vez, ela surge com objetivo de informar sobre os perigos das queimadas, urbanas e rurais e os prejuízos podem trazer à economia, ao meio ambiente e à saúde.

Cerca de 20 pessoas, entre elas toda a equipe Ecoa, realizaram, durante a manhã, uma blitz informativa sobre os riscos das queimadas. Foram distribuídos cerca de 1000 folderes informativos e adesivos a motoristas e pedestres.
Alessandro Menezes, secretário executivo da Rede Pantanal, destaca a boa receptividade das pessoas, pois elas já conhecem a mensagem proposta pela campanha. Ele completou dizendo que há adesivos, ainda em uso, de edições anteriores, o que reafirma a confiança que a sociedade tem pelo projeto.

A dentista Rosangela Arakaki permitiu adesivar seu carro com a marca da campanha. Ela acha importante a conscientização sobre os riscos das queimadas. “Onde eu moro sempre aparece alguém que ateia fogo no lixo. Isso importuna a todos. Com esse material informativo saberei como proceder”, comenta.

O Prevfogo do Ibama e o Corpo de Bombeiros montaram barracas na Praça Ari Coelho, onde expuseram equipamentos de segurança e controle de incêndios e informações à população.

O Corpo de Bombeiros Militar é responsável pelo socorro nas ocorrências de queimadas urbanas, pelo telefone 193. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o número de denúncia recebe, em média, 140 ligações, das quais atende apenas 40%. “As ocorrências, geralmente acontecem no mesmo horário, então atendemos aquelas prioritárias, conforme o tamanho do terreno, a intensidade do fogo e o perigo ás pessoas”, explica o Major Francimar Vieira da Costa, do Centro de proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

“Ainda existem muitos inconseqüentes que ateiam fogo em seus terrenos. Pelo que podemos constatar nos atendimentos, as queimadas ocorrem, geralmente, nas sextas, sábados e domingos, nos horários das 11 hs às 12 hs e das 17 hs às 19hs. São dias e horários em que as pessoas estão de folga, fazendo a ‘limpeza’ de suas casas e terrenos. Eles não tem consciência que queimada é crime”.

O secretário municipal de meio Ambiente e Desenvolvimento (SEMADES), Frederico Freitas, compareceu à blitz ambiental e reforçou a importância da Queimada Mata. “Através de campanhas como esta a população está percebendo os prejuízos de promover queimadas, mas ainda temos de frisar a importância de mudar esse aspecto cultural de atear fogo em lixo”, afirma.

A campanha segue com atualização de informações através do hot-site Queimada Mata www.ecoa.org.br/queimadamata

A campanha Queimada Mata é uma realização da Ecoa e Rede Pantanal SEMADES – Prefeitura Municipal de Campo Grande. Este ano tem como parceiros IBAMA – Corpo de Bombeiros Militar – CIPTRAN – CIMATRAN – Fórum do Meio Ambiente de MS – Polícia Militar Ambiental – AGETRAN – FUCONAMES – IMASUL. E também o apoio cultural da Fundação Manoel de Barros – Rádio 103.7 FM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog