/

Alerta máximo: com as temperaturas altas, brigadistas estão de prontidão

3 minutos de leitura
Brigada comunitária voluntária em ação que a Ecoa ajudou a formar juntamente com o Prevfogo e outras instituições.

 

Neste início de mês já foram detectados 147 pontos de incêndio em Mato Grosso do Sul, sendo grande parte deles no Pantanal. No começo de outubro, o fogo atingiu a região do Paiaguás, em Corumbá (MS) e nesta semana, a área do Rio Negro, conhecida por ser o lugar onde foi gravada a novela Pantanal.

A situação é de alerta máximo em razão das altas temperaturas, umidade e ventos fortes. Nesta sexta-feira (6), o calor ultrapassa de 40°C a 42°C, principalmente na região sudoeste e pantaneira. Há previsão de chuva no próximo domingo (8).

Para a Ecoa, o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, órgão ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro Natural e de Recursos Renováveis) diz que este cenário de cautela deve se estender até novembro, quando espera-se que se inicie o ciclo das chuvas. Yule alerta que esse ciclo já foi alterado, visto que antes começava a segunda quinzena de setembro.

Com o risco de incêndios, o Ministério do Meio Ambiente formulou e investiu um plano de prevenção e combate ao fogo para 2023. Corpos de Bombeiros de MS e MT, brigadas de combate, oficiais e voluntárias, estão de atuando ou de prontidão.Além disso, a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, decretou no início do ano, situação de emergência ambiental no Pantanal. O decreto é válido para o período de abril a novembro de 2023.

Embora a contexto seja de atenção, é preciso assinalar que este ano com as chuvas que caíram na região, o Pantanal está com águas altas. E a notícia boa é que em Cáceres (MT), o município mais ao norte do Pantanal, o rio Paraguai subiu 44 cm nos últimos 5 dias. Conforme a Marinha do Brasil, o nível da água está 45 cm mais alto em relação ao mesmo período de 2022. Com mais água no Pantanal, o risco de seca severa é menor.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog