//

Alerta. O Pantanal pode ter um ano com grandes incêndios.

1 min de leitura
Vários focos de fogo estão ativos no Pantanal segundo o FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA.

A Ecoa monitora permanentemente a situação do Pantanal quanto ao clima, condições de chuvas e consequente inundação e também os focos de calor apontados por satélites.

Pela primeira vez ocorreram incêndios devastadores no mês de novembro (2023), quando normalmente as chuvas impedem a propagação de fogo – queimaram mais de um milhão de hectares.  Agora em janeiro de 2024 vários focos de fogo estão ativos segundo o FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA, e em um número muito maior do que janeiro de 2023, como se pode verificar nas imagens abaixo.

Alertamos que as autoridades e organizações da sociedade devem se preparar para o trabalho preventivo tendo em conta que:

– Está prevista pelo NOAA a mudança do El Niño para La Niña para o meio do ano trará mais seca como em anos anteriores.

– O nível dos rios no Pantanal, particularmente o do rio Paraguai segue muito baixo agora em janeiro, muito mais baixo que em 2023

– Rio Paraguai mais baixo, menos território ocupado pelas águas, mais massa vegetal – combustível – para ser queimada.

Imagem FIRMS 2023/Janeiro/28.

Imagem FIRMS 2024/Janeiro/28

Vários focos de fogo estão ativos no Pantanal segundo o FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog