///

No Pantanal se desmata muito!

2 minutos de leitura
desmatamento
Foto: Arquivo Ecoa

Alcides Faria, diretor Executivo da Ecoa

– Pantanal tem 3 municípios entre os que mais desmataram em 2021.

– Proporcionalmente, pensando na extensão de cada um dos biomas brasileiros, a taxa de desmatamento está muito alta.

O Relatório Anual de Desmatamento no Brasil do MapBiomas, divulgado no dia 18 de julho, trouxe dados alarmantes com relação ao desmatamento no País, em todos os biomas, com destaque, e com razão, com o ocorrido com a floresta Amazônica e o Cerrado. Para o Pantanal foi encontrado desmatamento aparentemente baixo quando comparado com o Cerrado e Amazônia, porém é preciso uma análise mais acurada para se ter as reais dimensões dos dados encontrados.

O bioma amazônico tem uma área total no Brasil de cerca 4,03 milhões de Kms2 (The Context of REDD+ in Brazil, p.3); o Cerrado 2 milhões de km2 e o Pantanal? No Brasil a região ocupa cerca de 140 mil Kms2.

O MapBiomas mostrou o desmatamento de 16.557 km2 no País em 2021, sendo 9.777 km2 na Amazônia; 5.005 km2 no Cerrado e 287 km2 no Pantanal. Para medir o impacto no Pantanal basta colocar o problema em termos relativos – é muito grave também o desmatamento no Pantanal.

Outra informação trazida pelo MapBiomas indicativa de que o desmatamento no Pantanal deve entrar no rol das preocupações para sua conservação é a de que dentre os 50 municípios que mais desmataram em 2021, três são pantaneiros, concentrados na parte Sul da região: Aquidauana ocupando a posição 25; Corumbá a de número 30 e Porto Murtinho detém a quinquagésima posição.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog