As informações a recém-chegadas do Pantanal, de diferentes fontes, incluindo alguns dos responsáveis pelo combate direto a incêndios, são de que a região entrou em um período muito crítico, devido ao calor e o tempo seco, quadro que deve se manter nos próximos dias.
O site Metsul informou, no dia 16 de Agosto, sobre a grande massa de ar quente que adentrou o Brasil causando elevação na temperatura.
Em Corumbá (MS), o maior município do Pantanal, a temperatura está próxima dos 40 graus e a umidade muito baixa.
Brigadistas em ação
Vários grupos de brigadistas estão em ação no Pantanal e parte deles foi deslocada para a área indígena Kadiwéu onde o fogo se alastra – é uma região crítica todos os anos. Parte da área, com pastagens naturais, está arrendada para pecuaristas, não indígenas.
A reserva Kadiwéu, localizada no sul do Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul, tem mais de 500 mil hectares. O combate ao fogo conta com a participação de brigadistas dos indígenas terenas.
Imagem de capa: Prevfogo/Ibama.
_______________________________________________
Precisamos muito do seu apoio para o trabalho de defesa do Pantanal, na conservação e busca do desenvolvimento sustentável. Em 2020, muitos ajudaram a Ecoa a estar na linha de frente contra os incêndios, por exemplo. Esperamos contar com você. www.ecoa.org.br/apoie