Via GT-Infraestrutura
Focos de incêndio foram registrados no último fim de semana em uma área de Reserva Extrativista (Resex) no Pará, a Tapajós Arapiuns. O Corpo de Bombeiros está no local para combater as chamas entre os municípios de Santarém e Aveiro, no oeste do estado.
Em um dos registros feitos pelo Bombeiro Júlio Galucio mostram uma cobra em busca de água. “Essa cobra apareceu, e quando eu jogava água ela não fugia, ao contrário, vinha na direção, devia estar com sede, sofrendo”.
Brigadistas e voluntários unem esforços para controlar o fogo na região. Até o momento, foram identificados focos de queimadas nas comunidades de Pinhel, Escrivão e Apacê.
Sobre a Reserva
*Com informações da Agência Brasil
A Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada nos municípios de Santarém e Aveiro, é um dos maciços verdes mais preservados do Pará, estado que acumula a maior área de desmatamento da Amazônia legal, de 1988 a 2016. A reserva concilia geração de renda para os moradores com a conservação da Floresta Amazônica.
A unidade é considerada um modelo de gestão na Amazônia. As comunidades são organizadas em cerca de 50 associações locais – abarcadas por um associação-mãe, chamada Tapajoara – que participam do conselho gestor da Resex.