//

Artesanato da Barra do São Lourenço (Pantanal) é exposto em feira de Corumbá (MS)

2 minutos de leitura
Leonida e colega expõem peças feitas pela Associação de Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço em feira de Corumbá (MS).

A querida Leonida Aires, que pertence à comunidade Barra do São Lourenço (Pantanal), com a qual a Ecoa trabalha há mais de duas décadas, participou da Feira Jardins Artes e Artesanatos, promovida pela Prefeitura Municipal de Corumbá (Mato Grosso do Sul), por meio da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico, que ocorreu no bairro Jardim da Independência, nos dias 5 e 6 de novembro.

Seu artesanato é feito com fibra de camalote, planta aquática típica do Pantanal e é desenvolvido por ela junto à Associação de Mulheres Artesãs da Comunidade Barra do São Lourenço, chamada Renascer, que foi criada em 2015 e que hoje conta com equipamentos profissionais de tecelagem e trançado, graças ao projeto Eccos, desenvolvido pela Ecoa.

Vejam imagens de Leonida na feira de artesanato.

Leonida e Jorgelene Aires de Souza expõem peças feitas pela Associação de Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço em feira de Corumbá (MS).

 

O cliente Josinei mostra chapéu feito com fibra de camalote, pelas artesãs da Barra do São Lourenço (Pantanal).

 

Relembrando

Em março deste ano, a Associação Renascer recebeu apoio da Ecoa, via projeto Eccos, para continuar suas atividades econômicas, promovendo distribuição de renda e resgate de suas tradições.

Foi instalada uma mini-usina fotovoltaica que supriu com energia elétrica o ateliê e proporcionou circulação de ar. A associação também recebeu da Ecoa dois equipamentos profissionais de tecelagem e trançado. Leia mais sobre isso aqui.

O projeto Eccos é um consórcio interinstitucional coordenado pela Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano (FCBC), na Bolívia, e coordenado pela Ecoa, na parte brasileira. Com financiamento da União Europeia, teve início em 2018 e está encerrando agora, em 2021.  

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog