Ateliê de mulheres artesãs da Barra do São Lourenço (MS) se torna autossuficiente

2 minutos de leitura
Associação Renascer, da Barra do São Lourenço, que reúne mulheres artesãs, recebeu uma mini-usina fotovoltaica que irá suprir o ateliê com energia elétrica. A associação também recebeu equipamentos profissionais de tecelagem e trançado. Tudo isso com o apoio da Ecoa, via projeto Eccos. Foto: André Luiz Siqueira.

A Associação de Mulheres Artesãs da Comunidade da Barra do São Lourenço (Renascer) (Pantanal, a 223 Km a montante de Corumbá), que iniciou suas atividades em 2015 e atua com o trançado de aguapé, está contando com o apoio da Ecoa, via projeto Eccos, para a continuidade de suas atividades econômicas, distribuição de renda e resgate de suas tradições.

Com esse apoio, a Renascer conseguiu instalar, na semana passada, com o acompanhamento do presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, uma mini-usina fotovoltaica que irá suprir o ateliê da Associação com lâmpadas (assim elas podem trabalhar durante a noite), uma circulação de ar (pois faz muito calor) e dois equipamentos profissionais de tecelagem e trançado. Os equipamentos foram comprados pelo projeto Eccos e garantem melhor qualidade para o artesanato e maior qualidade de vida para as mulheres, que não desgastam tanto as suas mãos com o trançado de aguapé.

Uma outra parte do recurso veio por projeto aprovado pela associação junto ao programa comunidade participativa da empresa de mineração Vale, em Corumbá.

O projeto Eccos é um consórcio interinstitucional coordenado pela Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano (FCBC), na Bolívia, e coordenado pela Ecoa, na parte brasileira. Com financiamento da União Europeia, teve início em 2018 e está encerrando agora, em 2021.

Veja as fotos da instalação da mini-usina fotovoltaica tiradas por André Luiz Siqueira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog