//////

Assentamento recebe equipamentos do seu primeiro edital

3 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 21/10/09

Em dia de festa o Assentamento Bandeirantes (Miranda-MS) recebeu equipamentos para estruturação de escritório da Associação de Moradores e Produtores local. Equipamentos de escritório, computador e impressora são resultados do primeiro edital que a associação participou desde sua criação em janeiro deste ano.

A proposta, que enfoca o fortalecimento da Associação, foi enviada e aceita pelo Centro de Apoio Socioambiental (CASA) e Ecosystem Grants Programme (EGP-IUCN NL). Sua elaboração foi efetuada pelos associados com colaboração da Ecoa. Além dos equipamentos parte do recurso será destinado a capacitações aos associados.

Na solenidade,realizada no dia 15 de outubro, compareceram moradores do Assentamento e autoridades políticas de Miranda, como o Presidente da Câmara de Vereadores, Celso Moraes de Souza, a chefe de gabinete do prefeito Maria do Carmo Maidana e André Vedovato, Secretario de Assistência Social e do Trabalho.

Emocionado, o presidente da Associação, Francisco dos Santos Carvalho, agradeceu a todos os envolvidos pelo grande feito. “É muito bom ver que essa parceria com a Ecoa e com outros órgãos que estão aqui presentes, está dando resultados. Essa é a nossa primeira grande conquista e nos fortalece pra dar continuidade nesse trabalho em benefício a todos que moram aqui no Assentamento”.

Curso de Associativismo

A parceria da Ecoa com o Assentamento Bandeirantes teve início com projeto “Bocaiuva e outros frutos do Cerrado: Uso sustentável em Miranda”, apoiado pelo programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP Ecos), em janeiro de 2009. Como parte do cronograma a Associação recebeu nos dias 16 e 17 de outubro o curso de Associativismo e Cooperativismo,ministrado pelo consultor Volmir Meneguzzo.

Além dos 12 integrantes da diretoria também participaram duas representantes da comunidade rural de Antônio Maria Coelho, de Corumbá.

No curso, além de apresentar questões teóricas dos temas, como direitos e deveres do associado e controle de caixa, o palestrante salientou questões éticas.

“Pra gente parecia que era brincadeira, mas na verdade eram atividades pra mostrar que temos que ser unidos pra conseguir fazer as coisas direito. Só assim sai todo mundo ganhando, do contrário apenas alguns ganham, mas todos arcam com as consequências. Para mim essa foi a mais importante lição que levamos desse curso”,desabafou o agricultor  José Juarez de Almeida ao ser questionado sobre o evento. “A união é o principal quesito a ser seguido para conseguirmos manter a nossa associação bem sucedida”, complementa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog