/

Ataque imediato da Brigada Comunitária da APA Baía Negra e da Brigada Pantanal do Prevfogo controlam o fogo na APA Baía Negra (MS) e impedem mais um incêndio no Pantanal

4 minutos de leitura
Imagem: brigadista Luiz Bueno Alves (Brigada Pantanal)

A Brigada Comunitária da APA Baía Negra junto com a  Brigada Pantanal do Prevfogo/Ibama conseguiu  controlar rapidamente o fogo que surgiu dentro da Unidade de Conservação localizada em Ladário (MS), sábado (18), impedindo o mais um incêndio no Pantanal

Logo que perceberam o foco de calor, os moradores  da APA ficaram bastante apreensivos, pois em 2020 o fogo destruiu 50% do território, afetando a coleta de frutos nativos e a pesca, com efeitos que perduram até hoje. Mas a realidade agora é bem diferente, com a  formação da Brigada APA Baía Negra, os focos de incêndio são prontamente combatidos e a  APA é um exemplo de unidade de conservação no Pantanal. 

 

Virgínia Paz, da Brigada APA Baía Negra, contou que a preocupação foi grande, pois o fogo estava do lado esquerdo do rio Paraguai, onde ficam as casas dos moradores locais. Além disso, a possibilidade de perderem a fauna e a flora locais como em 2020, gerou muita inquietação.  “A gente estava preocupado de o fogo chegar numa área de piúva que estava muito bonita, mas a gente conseguiu controlar. Foi um trabalho muito difícil entrar na mata”, disse Virgínia.

O trabalho das brigadas voluntárias têm sido fundamental para combater o fogo no Pantanal, pois, geralmente,  seus integrantes são os primeiros a chegar ao local dos focos de calor, conseguindo fazer o controle das chamas antes de se transformarem em incêndio. 

 

Imagem: brigadista Luiz Bueno Alves (Brigada Pantanal)

 

Adonias de Brito Alves, da Brigada APA Baía Negra, que combateu no fogo na Unidade de Conservação no ultimo sábado

Conhecidos como os Heróis do Pantanal, os brigadistas continuam a acompanhar a situação da área. Para Roberval Patrocínio, da Brigada Pantanal do Prevfogo/Ibama, foi a atuação no combate ao fogo na APA Baía Negra foi representativa do trabalho em conjunto.

 “Um dia muito especial, ninguém faz nada sozinho. Foi lindo ver o empenho de todos e a superação das dificuldades. Sempre teremos pedras no caminho. A perseverança é nosso lema. Além do calor e da limitação de pessoal e de material, os brigadistas  estavam tão empenhados que cortaram troncos no facão. Temos um longo caminho pela frente, atividades humanas sempre são passíveis de melhoramento. Mas hoje tivemos um ótimo dia! Muito orgulho de todos que ajudaram”. 

A formação das brigadas comunitárias voluntárias é um trabalho que a Ecoa realiza com o Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento, a WWF Brasil e a SOS Pantanal. 

Imagem: brigadista Luiz Bueno Alves (Brigada Pantanal)

 

Imagem: brigadista Luiz Bueno Alves (Brigada Pantanal)

 

Imagem: brigadista Luiz Bueno Alves (Brigada Pantanal)

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog