Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Estratégia País

2 minutos de leitura
A sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. Foto/divulgação: BID

No dia 31 de agosto, a presidenta Dilma Rousseff enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2016-2019. O texto apresenta 4 eixos e 28 diretrizes estratégicas, nos quais são os “orientadores” de 54 programas temáticos.

Para a elaboração de sua Estratégia País, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) baseia-se em sua última construção geral e no PPA. Este é um processo que está em estruturação e para o qual foram abertas algumas discussões.

A Ecoa, como membro do Conselho Assessor do Banco para a Sociedade Civil (Consoc), participou da discussão através da elaboração de um documento que foi enviado ao Banco, constituído por 6 páginas, no qual destaca a necessidade de se ir além do PPA, tratando da grande crise ambiental que vive o país. Uma das consequências é a crise da água, pois considera que a “questão da degradação dos territórios produtores de água, causada principalmente pela pecuária extensiva, é um dos grandes problemas do país, na verdade o maior deles, pois a atividade ocupa cerca de 1/3 do território degradando os solos, gerando poucos postos de trabalho e com baixa produtividade – uma média de apenas 40 kg/ha/ano.

A presidenta Dilma anunciou em discurso na ONU que serão recuperados 12 milhões de hectares, uma novidade no seu governo, mas insuficiente”. Outra questão fundamental é a necessidade que investimentos sejam realizados em eficiência energética.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog