Os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) anunciaram no dia 20/4/2024, após reunião realizada em Washington D.C. planos para aumentar a capacidade de empréstimo entre US$ 300 bilhões e US$ 400 bilhões nos próximos 10 anos, tanto para o setor público como o privado. Presidentes de 10 agencias de financiamento que formam o grupo firmaram um comunicado, que visam o “fortalecimento da colaboração entre os organismos”.
No documento de 17 páginas concluem que “Os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento reconhecem o nosso dever coletivo de acelerar os esforços internacionais para erradicar a pobreza e a fome, reduzir as desigualdades, enfrentar os desafios regionais e globais, nomeadamente em matéria de clima e saúde, bem como impulsionar o desenvolvimento socioeconómico inclusivo. Como grupo, reafirmamos a nossa determinação em cumprir os nossos compromissos e continuar a reforçar a nossa colaboração em benefício dos pobres e países, comunidades e pessoas vulneráveis.
Estamos gratos ao G20 pela sua parceria com os BMDs. Pretendemos com esta Nota de Ponto de Vista informar e reforçar a preparação do “Roteiro do G20” para um sistema BMD melhor, maior e mais eficaz” sob a presidência brasileira do G20 em 2024.
No futuro estamos prontos para fornecer atualizações regulares sobre o progresso dos BMDs que funcionam como um sistema para impacto e escala. Isto facilitará a continuidade dos esforços, bem como a implementação eficaz de reformas, apoio dos acionistas e alinhamento com as necessidades e demandas dos clientes.
Continuaremos melhorando a forma como trabalhamos juntos, como um sistema, ao mesmo tempo que colaboramos ainda mais com nossos clientes, acionistas, parceiros de desenvolvimento, Nações Unidas, sociedade civil e outras partes interessadas.”
O documento foi firmado pelos presidentes dos seguintes bancos:
African Development Bank (AfDB); Asian Development Bank (ADB); Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB); Council of Europe Development Bank (CEB); European Bank for Reconstruction and Development (EBRD); European Investment Bank (EIB); InterAmerican Development Bank (IDB); Islamic Development Bank (IsDB); New Development Bank (NDB); World Bank Group (WBG).