Biocombustíveis

1 min de leitura

O tema biocombustíveis é prioritário na agenda da Ecoa, devido à necessidade de entender fenômenos relacionados à expansão da produção com decisivas repercussões econômicas, sociais, ambientais e políticas. O objetivo é ultrapassar a superfície de muitas das opiniões, posições e mesmo alguns consensos estabelecidos e disseminados na sociedade, particularmente aqueles apresentados ou mais evidentes a partir da construção das atuais políticas relacionadas ao setor – como as indicadas no Plano Nacional de Agroenergia do Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, segunda edição revisada.

Para o processo de definição de estratégias a partir da agenda “biocombustíveis”, estão previstos estudos, análises, debates e a promoção de articulações na sociedade civil para a construção de critérios adequados para a produção. Nosso ponto de partida foi a busca de informações sobre a competição por terras entre o plantio da cana-de-açúcar e a produção de grãos, tomando por base unidades ambientais. As conclusões e avanços terão constante atualização neste site, onde também estará disponível um banco de dados sobre empreendimentos no setor de biocombustíveis e as principais informações e notícias sobre o tema.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)