/

Bolívia. Incêndios queimam casas, fazendas e comunidades

1 min de leitura
Municipalidade de Riberalta, Beni, Bolívia.

– Mais de 10 milhões de hectares foram devastados pelo fogo. Sete milhões no departamento de Santa Cruz, vizinho do Brasil.

Incêndios florestais na Bolívia queimaram mais de 10 milhões de hectares em 2024. Foi a pior temporada de fogo da história do país. Milhares de pessoas foram deslocadas.

Dos mais de 10 milhões de hectares devastados, 7 milhões foram no departamento de Santa Cruz, vizinho do Brasil, e a maior parte dos outros 3 milhões no departamento de Beni. O governo boliviano informou que até setembro foram queimados 4,6 milhões de hectares de floresta e 2,3 milhões de hectares de pastagens.

A comunidade Nueva Generación, que pertence municipalidade de Riberalta, departamento de Beni, sofreu um violento incêndio que, em minutos, destruiu 22 casas de 28 famílias. O vento espalhou o fogo de maneira assustadora, apesar da ação dos bombeiros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)