//

Brigadas do Pantanal rumo à COP30: confiança e território como pilares da ação climática

6 minutos de leitura
Captura de tela realizada após a finalização da reunião

Representantes das brigadas pantaneiras contra incêndios debateram no último dia 7/10 as condições de sua construção, processo a partir do qual ofereceram subsídios para o Balanço Ético Global (BEG) no contexto da COP30.

O Balanço Ético Global é uma inciativa do governo do Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Presidência da COP30. É um chamado mundial à ação climática rumo à Conferência do Clima que ocorre em Belém (PA), em novembro sob a liderança brasileira.

O objetivo é reunir uma diversidade de atores sociais e promover espaços de escuta profunda e construção plural de soluções. A Comunidade Bahá’í do Brasil, o Instituto Fronteiras do Desenvolvimento, a Associação Alternativa Terrazul e a Ecoa – Ecologia e Ação, decidiram realizar espaços de diálogo, conectados aos biomas do país, para explorar experiências exitosas em que a diversidade foi um elemento decisivo para criar uma solução inovadora. A partir da interação com a Ecoa, foi identificado que uma experiência significativa e recente nesse contexto são as brigadas para enfrentar os incêndios no Pantanal.

Leia: Brigadas comunitárias da Serra do Amolar, professores e órgãos ambientais participaram de oficina no Pantanal em prol do manejo do fogo

Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre sua atuação nas brigadas a partir de três questões centrais. A primeira tratou dos principais obstáculos para alcançar maior integração e engajamento entre diferentes brigadas, o que permitiu identificar barreiras comuns e dificuldades específicas enfrentadas no dia a dia da articulação territorial. Em seguida, discutiu-se quais ideias, valores ou princípios foram fundamentais para reunir diferentes pessoas dentro de uma mesma brigada, reforçando o papel da confiança, da solidariedade e do comprometimento com o território como elementos-chave para a união dos grupos. Por fim, os brigadistas compartilharam quais benefícios perceberam ao integrar pessoas com trajetórias e experiências diversas em uma mesma brigada, evidenciando ganhos como o fortalecimento das capacidades locais, a troca de saberes e o aumento da eficiência nas ações de combate e prevenção.

O encontro, coordenado por André Siqueira, diretor da Ecoa, contou com a presença de Márcio Yule, coordenador do Prevfogo/Ibama no Pantanal, e de Thainan Bornato, coordenadora substituta. Gilson Gonçalves participou representando a Defesa Civil de Corumbá e Arnauld Desbiez representou a ONG ICAS Conservation. Diversas brigadas estiveram representadas: Brejão, Mãe Terra, São Miguel Kinikinau, APAIM, APAIM Bandeira, Fazenda Xaraés, Porto Esperança, Barra do São Lourenço, Binega, Amolar, Baguari, Paraguai-Mirim e as RPPNs Pires.

Vahid Vahdat, da Comunidade Bahá’í do Brasil, e Paulo Durval, do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), são os responsáveis por sistematizar as contribuições.

Leia também: Brigada comunitária da Barra do São Lourenço realiza aceiro de 400 metros como medida preventiva contra incêndios no Pantanal

Participantes:

Vahid Vahdat – Comunidade Bahá’í do Brasil

Paulo Durval – Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS)

Talieh Ferreira – Comunidade Bahá’í do Brasil

Arnauld Desbiez – ICAS Conservation

Patrícia Zerlotti – ICAS Conservation

Márcio Yule – Prevfogo/IBAMA

Thainan Bornato – Prevfogo/IBAMA

Gilson Gonçalves – Defesa Civil de Corumbá

Alcides Faria – Ecoa

André Siqueira – Ecoa

Silvia Souza – Ecoa

Alvino – Brigada Indígena Voluntária da Aldeia Brejão

Ricardo – Brigada Indígena Voluntária da Aldeia Brejão

Caleomar – Brigada Indígena Voluntária da Aldeia Mãe Terra

Alencar – Brigada Comunitária Indígena Kinikinau da Vila São Miguel

Lieser – APAIM

Nilza – APAIM Bandeira

Sandra – Brigada da Fazenda Xaraés

Domingos – Brigada Comunitária Voluntária Porto Esperança

Joanthan Aires – Brigada Comunitária Voluntária Barra do São Lourenço

Eliane Aires – Brigada Comunitária Voluntária Barra do São Lourenço

José Catarino – Brigada Comunitária Voluntária Binega

Rosevani – Brigada Comunitária Voluntária Porto Amolar

Beto Arruda – Brigada Comunitária Voluntária Porto Amolar

Rosely – Brigada Comunitária Voluntária Feminina Baguari

Josilene – Brigada Comunitária Voluntária Paraguai-Mirim

Laércio – RPPNs Pires

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.