- Brigadistas de duas comunidades passaram por reciclagem para atualização de conhecimentos;
- Participantes receberam equipamentos e aprenderam a manuseá-los.
Onze brigadistas das comunidades Bandeiras e Trevo Carandazal em Miranda (MS) participaram, nos últimos dias, de uma ação de reciclagem voltada à prevenção e ao combate aos incêndios florestais no Pantanal. Além da atualização técnica, os participantes receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e novos equipamentos de combate, essenciais para garantir a segurança e a eficiência das brigadas voluntárias.
A atividade foi organizada por Fernanda Cano, pesquisadora da Ecoa, que tem atuado na mobilização comunitária, formação e fortalecimento das brigadas locais. Para ela “a continuidade no programa de brigadas comunitárias voluntárias reforça o compromisso com a segurança, a capacitação e o fortalecimento das pessoas e comunidades que atuam na linha de frente da conservação do Pantanal. Miranda é um município estratégico no combate aos incêndios florestais”.
O trabalho de Fernanda é parte de um esforço contínuo para formar e manter 25 brigadas comunitárias mobilizadas e preparadas contribuindo diretamente para a prevenção de incêndios florestais e proteção das regiões.
A comunidade Bandeira sofreu perdas causadas pelos incêndios em 2023, quando o fogo destruiu caixas de abelhas do apiário Flor de Camalote. A pesca era a principal atividade econômica da região, mas vem enfrentando a diminuição de peixes no rio Miranda. Nesse contexto, a produção de mel tornou-se uma alternativa de renda para os moradores e a brigada é fundamental para defender a região dos incêndios.
Os treinamentos foram apoiados pelo Fundo Casa Socioambiental por meio do projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo. A formação teórica e prática foi conduzida pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) Ibama. A colaboração entre as organizações permite ampliar a resposta diante dos incêndios.
A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto Juntos pelo Pantanal do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação.
Ruberval Patrocínio, chefe da Brigada Pantanal do Prevfogo Ibama, ressalta a satisfação de fortalecer o trabalho e o espaço junto às comunidades. “É uma alegria muito grande ver que as sementes estão crescendo e se fortalecendo. O programa de brigadas é o maior programa de educação ambiental do mundo. O fogo nos une, mas a gente está cada vez mais ampliando o debate para entender que prevenir é melhor do que combater”.
Além da reciclagem das duas brigadas, outra foi formada no Assentamento Tupã-Baê também em Miranda.
Nos só temos a agradecer a todos os apoiadores desta causa que e a proteção do nosso Pantanal obrigada a todos que contribui para as brigadas pantaneira continue este trabalho tão importante pra o Pantanal