//

Capacitação construtiva local e o estímulo ao uso do cumbaru no incremento de renda em assentamento rural

2 minutos de leitura
3

assentamentoA dissertação teve como objetivo o aproveitamento dos recursos do Cerrado sul – matogrossense, opcionando à comunidade do assentamento Andalucia, uma exploração bioextrativa e orientada do Cumbaru (Dipteyx alata Vog.), agregando maior valor a este fruto, disponível no assentamento, como fonte alimentar com alternativas de consumo e/ou comercialização. Investigou-se e desenvolveu-se também receitas à base de Cumbaru.

Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por pesquisa qualiquantitativa, com questionários semi-estruturados aplicados aos titulares e cônjuges, entrevistas, curso de capacitação com aulas teórico-práticas ministradas à comunidade do assentamento Andalucia, Nioaque/MS. Este estudo mostrou o aproveitamento dos recursos do Cerrado e ressaltou o uso do Cumbaru com agregação de valores. A partir da análise térmica das sementes deste fruto, pode-se propor um processamento de torra com e sem a casca a partir de 150ºC no intervalo de 30 a 45 minutos, respectivamente, como a temperatura adequada para início dos trabalhos de prospecção da temperatura ótima de preparação das amêndoas.

Com base nas conceituações teóricas do Cumbaru e nas abordagens orientadas na perspectiva de uma fonte alimentar e de renda à comunidade, constatou-se que os protagonistas ficaram sensibilizados para explorar o fruto de forma racional, na alimentação e comercialização, com a responsabilidade da conservação da espécie e do bioma Cerrado. Notou-se que apesar de todas as limitações detectadas do assentamento a expectativa da utilização do Cumbaru, surgiu como uma força propulsora, motivadora para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, principalmente porque na perspectiva do desenvolvimento local, as atividades devem ser geridas pela e para a comunidade.

Faça o download da publicação: Capacitação construtiva local e o estímulo ao uso do cumbaru no incremento de renda em assentamento rural

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog