///

Carta do Diretor Executivo do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos – CEPF aos parceiros

3 minutos de leitura

Via Critical Ecosystem Partnership Fund*

Prezad@ parceir@ do CEPF,

Em tempos normais, passo boa parte do ano viajando para os diferentes hotspots de biodiversidade onde investimos, conhecendo os beneficiários e visitando os locais de seus projetos. Desde que entrei no CEPF, em 2015, tenho me impressionado com a frequência com que ouço parceiros de todo o mundo dizerem: “O CEPF é mais do que um financiador; eles são uma família”. Isto significa muito para mim e para a minha equipe.

E agora, nossa família CEPF está enfrentando novos desafios, assim como o resto do mundo. Saiba que estamos comprometidos em ajudar você a navegar por este tempo incerto. Nossa maior prioridade é a sua segurança, e trabalharemos com você para revisar as atividades do seu projeto, conforme necessário.

Por mais estressante que seja este momento, sinto-me encorajado por algumas das mudanças que já estou ouvindo falar. O comércio e o consumo de animais silvestres foi recentemente proibido em uma decisão formal do Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China e, no Vietnã, conservacionistas se reuniram para pedir uma política nacional para fazer o mesmo.

Com o Congresso Mundial de Conservação da IUCN e a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica agendada, 2020 deveria ser o “Ano da Biodiversidade”. Agora a maioria dessas reuniões foi adiada.

De certa forma, ainda é o “Ano da Biodiversidade”, embora não da maneira que havíamos imaginado. O mundo está vendo o que pode acontecer quando os humanos interferem nos sistemas naturais. Nossa comunidade há muito compreendeu a conexão entre a saúde humana e a saúde dos ecossistemas da Terra. Agora vemos claramente a importância de respeitar a natureza.

Minha esperança é que, depois que a crise atual diminuir, encontremos mais governos, comunidades e outros que estejam prontos para apoiar e participar de nossos esforços.

Priorize o distanciamento social agora e esteja pronto para o momento em que você possa retomar plenamente as atividades de conservação, pois o trabalho que fazemos é realmente mais importante do que jamais foi.

Sinceramente,

Olivier Langrand

A versão original da Carta está disponível em inglês, no site do CEPF.

*O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog