/

Cartilha aborda sistemas agroflorestais e pecuária-floresta na Paisagem Modelo Pantanal

1 min de leitura
Ilustração: Renata Siegmann.

A cartilha Agroecologia em ação: integração de agrofloresta e pecuária-floresta na Paisagem Modelo Pantanal é fruto do projeto Restauracción, iniciativa executada pela Ecoa na região de Corumbá e Ladário (MS) com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

O conteúdo foi produzido para a Oficina de Sistemas Agroflorestais e Pecuária-floresta da Paisagem Modelo Pantanal, ministrada pela bióloga e consultora em Sistemas Agroflorestais (SAF), Júlia Vilela.

O material apresenta os conceitos de SAF e pecuária-floresta e detalha diversas etapas envolvidas no processo, como a preparação do solo, escolha de espécies, organização do plantio e cuidados posteriores.

O texto foi redigido pela bióloga Júlia Villela, com revisão de André Nunes, Luciana Scanoni e Talita Oliveira. Além disso, a cartilha é ilustrada por Renata Siegmann e diagramada por Joaquim Seabra Neto.

Acesse a versão digital aqui.

Projeto Restauracción 

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción, que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal.

A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense. A primeira etapa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e a segunda teve início em janeiro de 2024.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog