/

Cartilha aborda sistemas agroflorestais e pecuária-floresta na Paisagem Modelo Pantanal

1 min de leitura
Ilustração: Renata Siegmann.

A cartilha Agroecologia em ação: integração de agrofloresta e pecuária-floresta na Paisagem Modelo Pantanal é fruto do projeto Restauracción, iniciativa executada pela Ecoa na região de Corumbá e Ladário (MS) com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

O conteúdo foi produzido para a Oficina de Sistemas Agroflorestais e Pecuária-floresta da Paisagem Modelo Pantanal, ministrada pela bióloga e consultora em Sistemas Agroflorestais (SAF), Júlia Vilela.

O material apresenta os conceitos de SAF e pecuária-floresta e detalha diversas etapas envolvidas no processo, como a preparação do solo, escolha de espécies, organização do plantio e cuidados posteriores.

O texto foi redigido pela bióloga Júlia Villela, com revisão de André Nunes, Luciana Scanoni e Talita Oliveira. Além disso, a cartilha é ilustrada por Renata Siegmann e diagramada por Joaquim Seabra Neto.

Acesse a versão digital aqui.

Projeto Restauracción 

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción, que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal.

A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense. A primeira etapa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e a segunda teve início em janeiro de 2024.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal

O Pantanal é reconhecidamente uma parte do Planeta com características especiais e particulares, características essas que