//

Como denunciar os impactos dos agrotóxicos à saúde, ao meio ambiente e nas atividades produtivas

2 minutos de leitura
3

A Comissão Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (MS) elaborou a cartilha como um instrumento para informar e, também, sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os impactos causados pelos agrotóxicos à saúde, ao meio ambiente e nas atividades produtivas.

A ECOA foi convidada a integrar a Comissão, em 2017, durante o Seminário sobre abelhas e agrotóxicos, em razão do seu Programa de Conservação de Polinizadores, Oásis. A relação com o Programa está, principalmente, em medidas tomadas com base nos resultados de pesquisas científicas que associam os pesticidas conhecidos como neonicotinoides com a mortandade de abelhas em várias partes do mundo. Hoje, sabemos que eles estão entre as principais ameaças aos polinizadores, tal como as queimadas e o desmatamento.

Por fim, o documento esteve aberto à contribuições da sociedade, para aprimorar o material e otimizar as formas de denúncia. As contribuições passaram pela análise da Comissão e foram incorporadas à versão final do documento, disponível abaixo.

cartilha-agrotoxicos-comissaoestadualms

Acesse aqui a Cartilha

A proposta de denúncia sobre os impactos dos agrotóxicos também associa às origens do Programa: frente ao desaparecimento em massa de polinizadores, é mais do que preciso a salvaguarda de algumas regiões que podem ser Oásis para a proteção destes animais, como o Pantanal – ainda livre dos efeitos dos pesticidas.

 

 

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog