//

Uma em cada quatro cidades brasileiras tem a água contaminada por agrotóxicos

3 minutos de leitura
1

A contaminação da água por agrotóxicos é um fator muito grave. Seus impactos são quase que ‘em cadeia’. Afetam os alimentos que consumimos e, consequentemente, ocasionam em doenças, muitas vezes crônicas em humanos. Além disso, já são comprovados os efeitos que também tem estes químicos nos animais polinizadores como as abelhas. Conheça o Programa de Conservação de Polinizadores da Ecoa – Oásis


Coquetel de agrotóxicos: Dados do Ministério da Saúde, que foram apurados pela Repórter Brasil, mostram que uma a cada quatro cidades brasileiras tem a água contaminada por uma mistura de vários tipos de agrotóxicos. Durante o período de 2014 e 2017, as empresas responsáveis pelo abastecimento hídrico de 1.396 municípios encontraram na água a presença de 27 tipos pesticidas. Destes, 16 são classificados como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Contaminação em grandes centros: Na maioria das vezes, as pessoas associam o uso de agrotóxicos ao meio rural. No entanto, a pesquisa apresenta um alto índice de contaminação múltipla nos grandes centros urbanos brasileiros, como é o caso das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas. Em todas, foram encontradas uma variedade de agrotóxicos em seus recursos hídricos.

Aumento da contaminação: De acordo com os dados apresentados pela pesquisa, existe um aumento constante da contaminação hídrica. Somente em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Em 2015, subiu para 84%, já em 2016 foi para 88%. A última análise realizada em 2017, apresenta 92% de contaminação da água por agrotóxicos.

Dados sobre contaminação da água por agrotóxicos (Mapa interativo feito pela Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye)

Mapa interativo: Com o intuito de ampliar a discussão sobre o tema e trazer os dados e forma mais interpretativa, a Repórter Brasil, junto à Agência Pública e a organização suíça Public Eye elaboraram um mapa com os agrotóxicos encontrados em cada cidade. O mapa traz dados sobre número de agrotóxicos, quais tipos encontrados e ainda quais estão acima do limite de segurança de acordo com a lei do Brasil e pela regulação europeia. Para verificar a contaminação da sua cidade, acesse o link.

Com informações da UOL.

Foto de capa:

unsplash-logoSerenity Mitchell

1 Comment

  1. […] Não faltam denúncias, alertas. Dados que apontam a gravidade do problema que vem com o fato de o Brasil ser, desde 2008, o maior mercado mundial de agrotóxicos, são a todo momento divulgados. Ontem mesmo (18), dados do próprio Ministério da Saúde e depois compilados pelo Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye apontaram que, em 45 cidades do Sul de Minas, a água que chega às estações de tratamento está contaminada por algum tipo de agrotóxico. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog