O projeto Kit Casas Conceito e o Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec), ambos apoiados pela Ecoa – Ecologia e Ação, conquistaram a primeira e a terceira colocação, respectivamente, na Maratona de Negócios Sociais promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), realizada entre os dias 7 e 10 de outubro, em Campo Grande.
Ao todo, 37 ideias foram selecionadas para participar da Maratona e foram divididas em dois grupos: turma A, formada por empreendedores ainda sem experiência e com negócios na fase de ideia/protótipo, e turma B, que reuniu aqueles com experiência e negócios na fase de operação/startup.
Compondo o grupo B, também conhecido por Moradias Adaptadas, o projeto Kit Casas Conceito desenvolveu um modelo habitacional às comunidades tradicionais pantaneiras que sofrem com as mudanças climáticas extremas, por exemplo, nos períodos de grandes cheias, utilizando os conceitos de bio construções e tecnologias sociais com baixo custo, para a construção de casas que se adequam as condições de vulnerabilidade dos habitantes.
Bruno Pasello, um dos arquitetos que desenvolveu o projeto, descreve que o Kit Casas Conceito chegou a maratona com a proposta de um modelo habitacional para depois se transformar em negócio social, incorporando práticas presentes no cotidiano das empresas, tais como: elaboração de plano de negócios, funcionamento e desenvolvimento estratégico, busca de investidores e entre outros.
“As casas estão sendo desenvolvidas há um tempo, através de uma equipe multidisciplinar e com a colaboração de profissionais brasileiros e de outros países, como a França e Estados Unidos, e tem o potencial de impactar positivamente na vida dos grupos mais vulneráveis do pantanal. É um projeto sério e muito importante”, afirma Bruno.
Obtendo a terceira colocação, assistido pelo projeto Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, o Ceppec apresentou uma proposta que valoriza o ganho da agricultura familiar, garantindo a sustentabilidade e a qualidade de vida. Com 10 anos de existência, o Ceppec promove o extrativismo, produção, beneficiamento e comercialização de frutos nativos do Cerrado, tais como: baru, jatobá, bocaiuva, jenipapo e pequi.
De acordo com o Rosana Sampaio, representante do Ceppec na Maratona de Negócios Sociais, o evento proporcionou aos participantes uma visão mais ampla e sistemática da geração de lucros, dos ganhos coletivos no campo social e da organização dos trabalhos às comunidades.
“Nós tivemos orientações e vamos buscar consultorias, conhecimento, capacitações e qualificar mais as pessoas para executarem melhor as coisas e, cada vez mais a gente possa sistematizar nossa cadeia produtiva e resolvermos nossos principais gargalos”, afirma Rosana.
Ela também ressalta que o empreendedorismo pode ajudar os assentados, agricultores familiares e membros de comunidades tradicionais a refletirem sobre suas práticas produtivas, promover a internalização e desenvolvimento social, além de avanços nas políticas públicas e no sistema produtivo aliadas as principais responsabilidades ambientais.
A Associação dos Moradores da Comunidade de Maria Coelho que dedica suas atividades à coleta, processamento e venda de frutos nativos, juntamente com a Associação das Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço – Renascer, que produz acessórios e artesanatos com as fibras de aguapé, também participaram do evento.
Confira a lista dos primeiros colocados de cada categoria:
Turma A (Ideias)
1º lugar – Taboa’s Filter
2º lugar – Ecomundi
3º lugar – Ceppec
Turma B (Negócio consolidado)
1º lugar – Kit Casa Conceito
2º lugar – Petmania
3º lugar – App para aviso de vazamento
Galeria de fotos Maratona de Negócios Sociais
Crédito: Afrânio Pissini