Mulheres produtoras do Cerrado e Pantanal encontram em produtos da sociobidiversidade uma fonte de renda. Confira o Catálogo com esses produtos.
- Produtos da sociobidiversidade são reunidos em catálogo pela Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal (Cerrapan);
- No Catálogo é possível encontrar informações sobre produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e Pantanal, além de informações sobre as comunidades tradicionais, contatos para compra;
- O material foi redigido por Nathalia Eberhardt Ziolkowski, secretária executiva da Cerrapan;
- A Cerrapan, criada em 2015, é composta por oito grupos de mulheres, organizados socialmente em Comunidades Tradicionais e Populações Locais do Cerrado e do Pantanal
O Catálogo Cerrapan 2021 reúne informações sobre produtos da sociobiodiversidade elaborados por mulheres produtoras do Cerrado e Pantanal. Além disso, apresenta as comunidades tradicionais que compõem a Cerrapan, Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, contatos para compra e toda base de matéria prima nativa e não madeireira utilizada para produção dos produtos.
Para acessar o Catálogo das mulheres produtoras do Cerrado e Pantanal, clique aqui.
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CerraPan
A Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal é uma Rede composta por 8 grupos de mulheres e mistos, organizados socialmente em Comunidades Tradicionais e Populações Locais do Cerrado e do Pantanal. Criada em 2015, a Rede fortalece a articulação coletiva de mulheres que trabalham com produtos da sociobiodiversidade, em processos de manejos artesanais e sustentáveis, além de estimular a participação de suas famílias na conservação dos biomas.
A CerraPan é um impulso para a autonomia econômica das mulheres, fortificando a resiliência territorial, a conservação do ambiente e a luta pelo acesso aos direitos das comunidades para melhoria das condições de vida no Cerrado e Pantanal. As cercas de 100 mulheres envolvidas na Rede CerraPan, que estão nas 8 comunidades integrantes, desenvolvem variados itens
alimentícios e artesanais confeccionados a partir de produtos não madeireiros e nativos.
Ao adquiri-los, você aproveita produtos regionais, nutritivos e saborosos, decorativos, e mais, você estimula a autonomia econômica das mulheres, fortificando também a resiliência territorial, a conservação do ambiente e a luta pelo acesso aos direitos das comunidades, para melhoria das condições de vida nestas regiões.