///////

CerraPan passa a integrar comissão ligada ao SUS, voltada à saúde das mulheres

1 min de leitura

A Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal – CerraPan, agora faz parte da recém formada Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres (CISMu).

Na tarde desta terça-feira (19), em Corumbá (MS), Natalina Mendes, integrante da Associação de Mulheres Ribeirinhas de Porto Esperança, e a Maria Justiniano, integrante da Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra, foram nomeadas as representantes da CerraPan dentro da Comissão.

O espaço formado dentro do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá (MS) deve promover uma reflexão continuada sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher, e assegurar ações de promoção e assistência à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação. Além disso garante a participação popular na organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Nathália Ziolkowski, pesquisadora na Ecoa e responsável pela Secretaria da CerraPan, “ter mulheres ribeirinhas e extrativistas nessa comissão é essencial. Sem elas, pensar a saúde da mulher no município de Corumbá seria impreciso, visto que estão em comunidades tradicionais que preservam a região, movimentam muito a economia local, formam a identidade do Pantanal, ao mesmo tempo que sofrem com dificuldades de acesso a políticas públicas”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog