//

Cientistas alertam: apocalipse dos insetos

8 minutos de leitura
Foto: Wirestock/Freepik

Por Jessica Corbett, Common Dreams

Uma coleção de novos artigos científicos de autoria de 56 especialistas de todo o mundo reitera as crescentes preocupações sobre o declínio dos insetos e exorta  pessoas e os governos a tomarem medidas urgentes para resolver a crise de biodiversidade chamada “apocalipse dos insetos”.

The Global Decline of Insects in the Anthropocene Special Feature“, com uma introdução e 11 artigos, foi publicado no dia 12 de janeiro de 2021 em Proceedings of National Academies of Sciences junto com um artigo relacionado . “A natureza está sitiada”, alertam os cientistas. “Os insetos estão sofrendo de ‘morte por mil golpes’.”

O conjunto de estudos – resultante de um simpósio em St. Louis – surge à medida que os grupos de pesquisas sobre o declínio de insetos cresceram nos últimos anos, levando a importantes avaliações publicadas em fevereiro de 2019 e abril de 2020, bem como um roteiro lançado em janeiro passado por 73 cientistas detalhando como combater o ” bugpocalypse “.

Como explicam o novo pacote e o gráfico abaixo, os estressores humanos a que os especialistas atribuem o declínio de insetos incluem práticas agrícolas; poluição química, luminosa e sonora; espécies invasivas; mudanças no uso da terra; nitrificação; pesticidas; e urbanização.

Roel van Klink, do Centro Alemão de Pesquisa Integrativa da Biodiversidade, disse ao The Guardian que “a coisa mais importante que aprendemos [com esses novos estudos] é a complexidade por trás do declínio dos insetos. Nenhuma solução rápida única vai resolver esse problema”.

“Certamente há lugares onde a abundância de insetos está caindo fortemente, mas não em todos os lugares”, disse ele. “Este é um motivo de esperança, porque pode nos ajudar a entender o que podemos fazer para ajudá-los. Eles podem se recuperar muito rápido quando as condições melhorarem.”

Na introdução o pacote indica que, embora muitas pesquisas recentes e a cobertura de notícias resultantes tenham se concentrado na redução das populações de insetos, “quatro artigos nesta edição especial observam ocorrências de linhagens de insetos que não mudaram ou aumentaram abundantemente”.

“Muitas espécies de mariposas na Grã-Bretanha se expandiram em alcance ou tamanho populacional”, observa o jornal. “Numerosos insetos em áreas temperadas, presumivelmente limitados pelas temperaturas do inverno, aumentaram em abundância e alcance, em resposta às temperaturas globais mais quentes.”

Polinizadores, como a abelha ocidental da América do Norte, “podem prosperar devido às suas associações com os humanos”, acrescenta a introdução. “A abundância crescente de insetos de água doce tem sido atribuída à legislação sobre água limpa, tanto na Europa quanto na América do Norte.”

A peça final é uma opinião que apresenta ” oito ações simples que os indivíduos podem realizar para salvar os insetos do declínio global “, que apresenta cinco ações para criar “mais e melhores habitats amigáveis ​​aos insetos, cuja perda é provavelmente a principal causa de declinio”, e três que visam acertar as atitudes do público.

Como Dharna Noor escreveu em sua cobertura para Earther : “Eu não gosto de insetos. Coisas assustadoras de muitas pernas fazem minha pele arrepiar, mas, por mais desagradáveis ​​que sejam, os insetos são absolutamente cruciais para o funcionamento dos ecossistemas de nosso mundo e, infelizmente, novas pesquisas mostram que as populações dessas criaturas estão à beira do colapso.”

Para aumentar a conscientização e o observação de insetos, os cientistas sugerem combater as percepções negativas, impulsionar os esforços de conservação e se envolver na defesa de políticas locais. Quanto a melhoria de habitat, eles recomendam converter gramados em diversos habitats naturais, cultivar plantas nativas, reduzir o uso de pesticidas, limitar a poluição luminosa e diminuir o escoamento de sabão de lavagem de veículos  e exteriores de edifícios, bem como o uso de selantes e sais de degelo.

“Evitar alguns comportamentos e adotar outros contribuirá direta e indiretamente para a conservação dos insetos”, observam os cientistas. “Além disso, ações que tratam de questões como a mudança climática pode promover sinergicamente a diversidade dos insetos. As mudanças climáticas são cada vez mais reconhecidas como o principal fator que leva à extinção local e regional de plantas e animais.”

Para ler a matéria original clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog