///

Coleção terena “Itúkeovo Têrenoe”, indicada ao prêmio Jabuti (2020), está disponível para download

2 minutos de leitura

“Itúkeovo Têrenoe”, que em terena significa “jeito de fazer terena”, é uma coleção que acaba de ficar disponível para download.

Lançada no ano passado, foi organizada pela professora linguista da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e presidente do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI), Denise Silva, e pela jornalista ambiental e conselheira da Ecoa, Patricia Zerlloti.

Fazem parte da coleção quatro livros (clique em cima para baixar): Véxetinahiko (Nossa Literatura), Kixóvoku Vitúkeovo (Nossa Cultura), Koixómoneti Hôyeno (O Homem Pajé) e Hoyéno Kalivóno Xúnati (O Menino Forte). Eles foram escritos por professores indígenas de Miranda (MS), em português e terena.

A Ecoa participou do processo de elaboração dos livros. Patricia Zerlotti, realizou, junto com uma equipe multidisciplinar composta por mais uma bióloga e duas pedagogas, oficinas junto a professores Terena, em Miranda, para que conhecessem novos conceitos ambientais, culturais, pedagógicos, além da técnica de elaboração de um Zine. A socióloga da Ecoa, Nathalia Eberhardt Ziolkowski, também acompanhou a feitura dos livros.

Oficina realizada em Miranda (MS), com professores Terena. Ecoa foi uma das organizações ministrantes. Foto: arquivo IPED.

Os materiais paradidáticos foram produzidos considerando os modos de fazer, a culinária tradicional, o registro de crenças e contos, o modo de produção artesanal da cerâmica (Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul) e cestaria, entre outros possíveis.

 

Imagem de capa: arquivo IPEDI.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog