/

Comitê Brasileiro da União Internacional para a Conservação da Natureza se reúne em Brasília

3 minutos de leitura
Integrantes das organizações do Comitê Brasileiro da União Internacional para a Conservação da Natureza reunidos em Brasília. Imagem: Carolina Schaffer
André Siqueira e demais participantes da reunião. Imagem: Maria Cecília (EKOS)
Participantes da reunião do Comitê Brasileiro da União Internacional para a Conservação da Natureza. Imagem: Carolina Schaffer

Membros do Comitê Brasileiro da União Internacional para a Conservação da Natureza, (IUCN, sigla em inglês para International Union of Conservation of Nature), se reuniram no último dia 18 de outubro, em Brasília. O objetivo da reunião foi, além de retomar os encontros presenciais pós-pandemia de COVID-19 e reaproximar seus representantes, avançar na discussão de agendas relevantes para a questão ambiental. A realização de projetos transfronteiriços e o fortalecimento da organização no país também integraram a pauta do encontro que contou com a presença do Coordenador Regional do Programa IUCN América do Sul, Connie Espinoza,  do Diretor do Escritório Regional da UICN para a América do Sul, Gabriel Quijandría, e do secretário substituto, Carlos Eduardo Marinelli, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais.

André Siqueira, diretor de Programas e Projetos da Ecoa, participou da reunião e destacou a força do ambientalismo no Brasil, sobretudo diante de tantas pressões que a área vem sofrendo como o desmatamento, a mineração, a construção de pequenas hidrelétricas e bem como as mudanças climáticas fruto das ações antrópicas.

O Comitê Brasileiro conta com mais de vinte organizações com representatividade em todos os biomas e a Ecoa é membro desde 2008, contribuindo na construção da agenda em prol da conservação.

A IUCN é uma organização internacional, composta por Estados soberanos, agências governamentais e organizações da sociedade civil. Destaca-se por seu potencial de orientar decisões e ajuda a influenciar rumos de questões variadas ligadas ao meio ambiente. Dentre suas inúmeras publicações está, por exemplo, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que tem servido de base para governos, ONGs e empresas tomarem decisões que afetam os habitats naturais que remanescem no planeta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)