///

Comunidades do Pantanal recebem capacitação em Gestão Administrativa

3 minutos de leitura
Famílias ribeirinhas recebem capacitação em gestão administrativa (Foto: Ademir Almeida)
Famílias ribeirinhas recebem capacitação em gestão administrativa (Foto: Ademir Almeida)

A oficina de “Gestão Administrativa e Financeira em Comunidades Ribeirinhas”, ministrada pela consultora Karla Karina, aconteceu nos dias 4 e 8 de dezembro nas comunidades pantaneiras do Paraguai-Mirim e São Francisco, localizadas a 140 km do município de Corumbá e Barra do São Lourenço, localizada a 220km. As famílias ribeirinhas receberam capacitação sobre custos da produção, controle de venda e noções básicas do modelo de negócios, de modo a sanar dificuldades administrativas.

A proposta também foi unir a oficina com a capacitação de “Boas Práticas em Comunidades Ribeirinhas Sobre a Cadeia Produtiva de Mel“, conduzida pelo consultor da Ecoa Ademir Marques de Almeida, para esclarecer, principalmente, as famílias com potencial para produção de mel, sobre os custos e benefícios, materiais básicos para construção dos apiários e o preço do produto.

Ambas as capacitações contemplam a agenda Clima da Ecoa, que traz medidas para mitigação frente aos impactos dos eventos climáticos extremos na região pantaneira. A agenda está em sinergia com outros projetos da organização, como o de conservação de polinizadores, que oferece o Pantanal como potencial abastecedor das principais espécies, de modo que sejam conservadas. Além disso, visa incentivar a produção de mel como alternativa de renda para as famílias.

Para a realização da capacitação, a Ecoa tem o apoio do Fundo de Defesa de Diretos Difusos (FDD) – Ministério da Justiça e Segurança Pública / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON (Convênio nº 817381/2015). A cartilha “Oficina Gestão Administrativa e Financeira em Comunidades Ribeirinhas” elaborada por consultores do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, da Ecoa, foi entregue para as famílias ribeirinhas e está disponível abaixo para download:

 

EthienyPor Ethieny Karen (Ecoa – Ecologia e Ação)
Ethieny é estagiária da Ecoa e graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)