Corumbá volta a registrar queimadas

1 min de leitura
incêndios no pantanal - 2019 - foto via prevfogo ibama ms
Incêndios no Pantanal em 2019. Créditos: Prevfogo Ibama

Texto originalmente publicado em: 15/07/09

Após a passagem de uma frente fria que durou cinco dias, Corumbá volta a registrar focos de queimadas. Nas primeiras duas semanas de julho foram contabilizados 148 focos de calor no município. A informação é da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Entre os dias 1º de janeiro e 13 de julho de 2009, o INPE contabilizou 3.463 focos de queimadas no Pantanal de Corumbá. Os incêndios florestais consumiram cerca de 60 mil hectares de área verde da região durante o mês de maio.

As autoridades ambientais estão em alerta, pois o período de estiagem ainda está por vir. O Prevfogo do Ibama de Mato Grosso do Sul, treinou e equipou brigadas de combate a incêndios florestais em três municípios do Estado: Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho, cidades onde a maioria dos focos ocorre. As brigadas foram treinadas em conjunto pelo Ibama, Corpo de Bombeiros e com apoio das prefeituras locais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog