Nesta semana, através da série “Culinária Nativa”, nossa equipe vai ensinar uma receita que une os sabores do fruto nativo – a bocaiuva (Acrocomia sp) – com um dos pescados mais famosos do Pantanal, o pintado (Pseudoplatystoma corruscans). Veja como preparar o delicioso pintado ao creme de bocaiuva.
Ingredientes:
– 1 kg quilo de filé de pintado;
– 250 ml de creme de leite;
– 250 ml de leite de coco;
– 100 g de presunto;
– 200 g de mussarela.
Como fazer:
O primeiro passo é pegar os frutos e fazer a farinha, retirando a poupa dos frutos e deixando secar ao sol. Depois de secos, bata no liquidificador e peneire. Após a preparação da farinha de bocaiuva é hora de mexer com o pintado. Pegue o peixe e coloque para dourar no azeite de dendê – ou qualquer um de sua preferência – e deixe a carne ficar corada. Em seguida prepare o creme.
No liquidificador bata quatro colheres da farinha com o leite de coco, leve a mistura ao fogo até levantar fervura. Quando estiver borbulhando acrescente o creme de leite e aí é só montar o prato. Coloque uma camada de creme, uma de presunto picado, uma de queijo e outra de filé. Repita o processo quantas vezes quiser e cubra com queijo e mais creme de bocaiuva e leve ao forno para gratinar.
Veja também a primeira receita da série: Bolo de Macaúba
Saiba mais:
Encontrada em praticamente todas as regiões brasileiras – também conhecida pelos nomes macaúba, macaíba, coco-baboso e coco-espinho – é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e seus frutos alimentam araras, cotias, capivaras, antas, emas e outros animais da fauna nacional. É possível aproveitar a madeira e o fruto da macaúba. A polpa e a farinha são ricas em betacaroteno e vitamina A, utilizadas na produção de sucos, sorvetes, bolos, pães e doces. O óleo da amêndoa é usado na fabricação de sabão, sabonetes, margarina e cosméticos, inclusive existem pesquisas com foco na produção de biodiesel.
Publicação Ecoa Bocaiuva: Técnicas e dicas de aproveitamento