/////

Curso gratuito oferece oportunidade de empreender em RPPNs

3 minutos de leitura

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural, ou RPPNs, são áreas de domínio privado que possuem o objetivo de preservar a diversidade biológica do local. Além da possibilidade de conservar, as RPPNs também podem ser fonte de renda para seus proprietários. Unindo preservação e empreendimento, a WWF-Brasil, Ecoa e Sebrae/MS lançaram no dia 31 de janeiro o curso Plano de Negócio para RPPN

Totalmente gratuito e em formato de ensino a distância (EaD), o curso visa ajudar os empreendedores a planejarem seu negócio através de informações práticas, claras e diretas. 

Entre os temas abordados, estão questões como avaliação das potencialidades da propriedade, investimentos e tendências do mercado, além de ideias para atividades científicas, educativas e turísticas que possam ser aplicadas à realidade de cada reserva. 

A Ecoa apoia o curso através do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas e Sustentáveis), financiado pela União Europeia. Para André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, as RPPNs são uma das principais ferramentas para garantir áreas de proteção no Brasil.

Além de reduzir as dicotomias entre proprietários rurais e unidades de conservação, as RPPNs possibilitam a garantia dos serviços ecossistêmicos dos ambientes que protegem, aumentam a capacidade de conectividade entre áreas para a conservação e, na prática, o EaD sobre Plano de Negócios para RPPNs fomenta a indução de renda e desenvolvimento local fortalecendo uma das principais linhas de debate sobre as áreas protegidas no Brasil”, ressalta. 

Como participar

Para se inscrever, basta acessar este link e preencher o cadastro com os dados solicitados até o dia 18 de fevereiro. As vagas são limitadas a 200 participantes.

Os inscritos serão informados via e-mail se foram selecionados para participar, sendo que possuem até o dia 31 de março para concluir as aulas disponibilizadas na plataforma. Ao fim do curso, os alunos irão desenvolver um projeto para construção de Plano de Negócios com tutoria gratuita. 

Reservas Particulares

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC), atualmente o Brasil conta com 953 Reservas Particulares do Patrimônio Natural espalhadas por todo o território. Assim, 40,11% do total de unidades de conservação são de domínio privado. Já em Mato Grosso do Sul, foram contabilizadas 60 RPPNs em áreas que abrangem o Cerrado e o Pantanal.

 

Foto de Capa: Pantanal, por Nathália Segato, via Unsplash.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog