///

Denair Andrade: Uma vida dedicada à restauração e proteção das águas do Pantanal

4 minutos de leitura
Denair Andrade, vereadora de Reserva do Cabaçal (MT). Acervo pessoal.

“Ver a água brotar é como um troféu”. A frase da técnica agropecuária e vereadora Denair Andrade resume sua paixão pela conservação das nascentes e rios que alimentam o Pantanal. Com décadas de trabalho na restauração ambiental, Denair se tornou uma das principais vozes na defesa dos recursos hídricos de Reserva do Cabaçal (MT).

Uma trajetória marcada pela restauração e pelo engajamento social

Denair Andrade se dedica a restauração de nascentes desde os anos 90. Foto: Acervo pessoal

Desde os anos 1990, Denair se dedica à restauração de nascentes e à conservação do meio ambiente na região. Como técnica agropecuária concursada da Prefeitura de Reserva do Cabaçal (MT), sempre manteve um viveiro de mudas e participou ativamente de ações para recuperar áreas degradadas – juntamente com seu José Aparecido, “o homem de um milhão de mudas” e o Instituto Gaia. Ainda hoje seu papel social é essencial para a comunidade, pois ela garante a distribuição de mudas nativas e orienta pequenos produtores e comunidades na restauração de áreas degradadas.

Atuação política e defesa dos rios livres

A atuação de Denair na conservação ambiental se estende à sua participação política. Eleita vereadora por duas vezes, ela levou sua experiência técnica e sua visão ambiental para o legislativo municipal.

Denair teve um papel determinante na mobilização contra as represas no rio Cabaçal, atuando como principal mobilizadora local. Ela conseguiu, ao longo do processo, reunir os vereadores e colocar em pauta na Câmara as discussões sobre os impactos que as represas causariam no Cabaçal e debater a possibilidade de um projeto de lei para preservar o rio, como o que foi feito em Lambari D’Oeste para proteger o rio no trecho do município.

LEIA MAIS: Vitória do rio Cabaçal e do Pantanal: vereadores de Lambari D’Oeste aprovam por unanimidade tornar o rio “Monumento Natural”

Seu engajamento na campanha contra as represas, que contou com empresários, pescadores, outros vereadores, organizações ambientais, como a Ecoa e o Instituto Gaia, e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal (CBH Cabaçal), ajudou a proteger o rio, importante afluente da bacia do Paraguai, abrigo de nascentes e um berço da biodiversidade no Pantanal.

Reconhecimento e impacto

Além de sua atuação como vereadora, Denair faz parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal como representante do poder público. Através desse espaço, contribui para a gestão participativa dos recursos hídricos.

Em outubro de 2023, Denair recebeu uma homenagem do Instituto Gaia pelo seu trabalho na recuperação ambiental no Pantanal, consolidando seu reconhecimento como uma liderança local. Sua atuação, que começou há mais de 30 anos, continua sendo preciosa para a proteção das águas do Rio Cabaçal e das comunidades que dele dependem.

Denair Andrade, ao lado do prefeito Jonas Campos, e José Aparecido “o homem de um milhão de mudas”, em homenagem realizada pelo Instituto Gaia. Foto: Prefeitura de Reserva do Cabaçal
Com informações de Diário de Cáceres e Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.