A deputada estadual de MS, Gleice Jane (PT), está visitando, com apoio da Ecoa, diversas comunidades no Pantanal para ouvir diretamente dos moradores os impactos dos incêndios na região, especialmente na saúde, geração de renda e produção de alimentos. Em Paraguai Mirim, Gleice conversou com o Sr. Caetano, que perdeu sua casa em um incêndio em 2021 e vem se reerguendo com a ajuda de doações.
A deputada também esteve na Ilha do Baguari e na Serra do Amolar, onde moradores relataram problemas respiratórios, dificuldades de acesso a serviços de saúde e falta de políticas públicas voltadas para empreendimentos de base comunitária. Na manhã de hoje (11/11), Gleice deve visitar a comunidade do Binega e as artesãs do ateliê Renascer, na Barra de São Lourenço. O grupo de mulheres preserva um saber ancestral do povo Guató, criando trançados riquíssimos em fibras de aguapé.
Os relatos colhidos durante as visitas serão apresentados na audiência pública “O Impacto dos Incêndios nos Modos de Vida, Saúde, Segurança Alimentar e Renda das Comunidades Tradicionais Pantaneiras”, na quarta-feira, 13/11, das 9h às 12h, no IFMS Corumbá. Além disso, o seminário “Ecoando as Vozes do Pantanal na Defesa dos Territórios de Vida e da Sociobiodiversidade”, na terça-feira, 12/11, trará reflexões sobre os desafios enfrentados pelas comunidades pantaneiras afetadas pelos incêndios.
***
Confira a agenda:
???? Audiência Pública: “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneiras.””
???? Quando: Quarta-feira 13/11, das 9h às 12h
???? Onde: IFMS Corumbá – R. Pedro de Medeiros, 941
–
???? Seminário: “Ecoando as vozes do Pantanal na defesa dos territórios de vida e da sociobiodiversidade”
???? Quando: Terça-feira 12/11, das 8h às 17h
???? Onde: IFMS Corumbá – R. Pedro de Medeiros, 941
✅ Eventos gratuitos e aberto ao público!