///

Treinamento promovido pelo Prevfogo/Ibama reúne brigadistas brasileiros e bolivianos

2 minutos de leitura

Entre os dias 29 e 31 de julho aconteceu o segundo evento de intercâmbio entre a brigada voluntária comunitária da Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), e bombeiros florestais de Santa Cruz, na Bolívia. O evento foi promovido a partir de articulação da Ecoa e contou com o treinamento feito pelo Prevfogo/Ibama.

Ao todo, 25 brigadistas do país vizinho participaram do treinamento junto com os dois esquadrões da APA Baía Negra e Brigada Pantanal do Prevfogo. Entre os temas abordados, estavam uso de equipamentos e técnicas para combate e prevenção ao fogo.

O evento contou com apoio fundamental do Prevfogo/Ibama, WWF-Brasil, SOS Pantanal, Fundo Casa Socioambiental, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Associação de Mulheres da APA Baía Negra.

 

André Luiz Siqueira, diretor Presidente da Ecoa e responsável pela coordenação do trabalho com brigadas na organização, explica que o evento tem grande valor levando em conta aspectos transfronteiriços.
“O fogo não respeita limites e é problema de todos. Iniciativas como essas tem grande relevância quando se pensa nas relações transfronteiriças e no local onde ele aconteceu, que é um município de fronteira, um dos que mais queimam no Brasil historicamente. Além disso, o evento acontece dentro de uma importante unidade de conservação de uso sustentável onde estabelecemos objetivo de fogo zero”.
A brigada da APA Baía Negra conta atualmente com dois esquadrões, cada um deles com sete membros. A iniciativa é fruto da parceria entre a Ecoa e o Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento.

O primeiro esquadrão foi formado em 2019 como parte do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), financiado pela União Europeia e executado pela Ecoa. Já o segundo foi formado em parceria entre a ONG SOS Pantanal, Ecoa, Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, UFGD e Conselho Gestor da APA Baía Negra. 

Confira mais imagens do evento:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog